Pronunciamento de José Roberto Arruda em 03/11/1999
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PREFEITA DA CIDADE DE MUNDO NOVO, MS, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.
- Autor
- José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: José Roberto Arruda
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PREFEITA DA CIDADE DE MUNDO NOVO, MS, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/11/1999 - Página 29682
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR, PREFEITO, MUNICIPIO, MUNDO NOVO (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), VITIMA, HOMICIDIO.
- REPUDIO, IMPUNIDADE, BRASIL, PREJUIZO, DEMOCRACIA.
O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB - DF. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao me colocar, como todos os Senadores que me antecederam, solidário com essa iniciativa - parece-me muito próximo, aliás, o conteúdo dos dois requerimentos -, quero registrar o anseio de toda a sociedade brasileira, que vive um momento de liberdade, um momento de democracia, de que episódios lamentáveis como esse sejam efetivamente investigados com a urgência e com a energia que a própria democracia exige.
Não é possível, no estágio de evolução em que se encontra a sociedade brasileira, que vive um momento, repito, de liberdade de pensamento, um momento de estado democrático pleno, que crimes como esse possam ocorrer e, mais do que isto, que possam ficar impunes.
É absolutamente necessário que as forças policiais brasileiras - e incluo aí a Polícia Federal - e o Ministério Público fiscalizem. Que haja o competente inquérito para que todos nós possamos, urgentemente, ter conhecimento do que ocorreu. E mais do que isto: que os eventuais assassinos sejam punidos com o rigor que a democracia exige.
Dizia o Brigadeiro Eduardo Gomes que o preço da liberdade é a eterna vigilância. Esse é o momento de todos nós, que prezamos a liberdade e a democracia, estarmos vigilantes contra aqueles que, com atos infames como esse, atentam não apenas contra a vida de uma prefeita do interior do Brasil, não apenas contra uma mulher corajosa que defendia ideais, mas contra a própria democracia.
Muito obrigado, Sr. Presidente.