Pronunciamento de Gerson Camata em 03/11/1999
Discurso no Senado Federal
VOTOS DE PESAR PELO FALECIMENTO, ONTEM, DO EX-DEPUTADO OSWALDO ZANELLO. (COMO LIDER)
- Autor
- Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Gerson Camata
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- VOTOS DE PESAR PELO FALECIMENTO, ONTEM, DO EX-DEPUTADO OSWALDO ZANELLO. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/11/1999 - Página 29687
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, OSWALDO ZANELLO, EX-DEPUTADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
O SR. GERSON CAMATA
(PMDB - ES. Para uma comunicação de Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, comunico à Casa e ao meu País a notícia do falecimento hoje, em Vitória, do ex-Deputado Federal Oswaldo Zanello. Representante do Espírito Santo na Câmara dos Deputados de 1959 a 1979, teve um dos mais extensos mandatos na Câmara dos Deputados. Foi colega de V. Exª e do Senador João Calmon, que perdemos também.
A família capixaba hoje está enlutada pelo falecimento desse valoroso Parlamentar do Espírito Santo que, embora nascido em São Paulo, era ligado pelo casamento à família Frechiani, da Cidade de Colatina, norte do Espírito Santo.
Dedicou-se extremamente à defesa da agricultura no Estado do Espírito Santo. Desse modo, grande parte da riqueza agrícola, da riqueza do interior do Estado, da pecuária, principalmente da lavoura de café, deve-se à luta de Oswaldo Zanello como Secretário da Agricultura. Como Secretário de Viação e Obras Públicas, abriu muitas rodovias de penetração. Depois, como membro da Junta Governativa do IBC, sempre batalhou muito pelo Estado do Espírito Santo.
Em nome da Senadora Luzia Toledo, do Senador Paulo Hartung e de todos os capixabas, apresentamos à Dª Maria Frechiani, sua excelentíssima esposa, e aos filhos Ana Maria, Plínio, Oswaldo, Marilisa, Mariângela, Luzia, Marcos, André e Lucas os sentimentos da família capixaba por essa perda irreparável que o Espírito Santo sofre hoje.
Era a comunicação que queria fazer, Sr. Presidente.
ªþ