Discurso no Senado Federal

DIVULGAÇÃO DE RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA PELA CONSULTORIA SIMONSEN ASSOCIADOS, QUE DESTACA O ESTADO DE GOIAS COMO O OITAVO MAIS RICO DO BRASIL E O NONO MAIS COMPETITIVO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • DIVULGAÇÃO DE RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA PELA CONSULTORIA SIMONSEN ASSOCIADOS, QUE DESTACA O ESTADO DE GOIAS COMO O OITAVO MAIS RICO DO BRASIL E O NONO MAIS COMPETITIVO.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/1999 - Página 29735
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ESTUDO, EMPRESA, CONSULTORIA, LEVANTAMENTO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESTADOS, MELHORIA, CLASSIFICAÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, EPOCA, GESTÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ATRAÇÃO, INVESTIMENTO, AUMENTO, AGROINDUSTRIA, EFEITO, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, a Simonsen Associados, uma das mais importantes empresas de consultoria do país, acaba de divulgar o resultado de um trabalho que faz, já há quatro anos, de radiografia econômica e social dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Com base em dados do ano passado, 1.998, o Estado de Goiás, que eu tenho a honra de representar nesta Casa, aparece como o oitavo Estado mais rico do Brasil e como o 9 o. mais competitivo.  

É um resultado extremamente positivo, pois mostra, uma vez mais, que temos obtido um avanço constante. No estudo anterior, estávamos em décimo. Três anos antes, éramos apenas o décimo-segundo. E se voltarmos ainda mais no tempo, no início da década de 80, veremos que Goiás era apenas a décima-sexta economia do país.  

De fato, nos últimos 16 anos Goiás experimentou um avanço econômico e social nunca vistos em sua história. Um período que coincide com a presença do PMDB no comando do governo do estado. Os resultados obtidos, constatados agora uma vez mais pela Simonsen Associados, é fruto de um trabalho estratégico planejado e executado a partir de 1983, com a eleição de Iris Rezende ao governo. Ações que tiveram seqüência com o ex-senador Onofre Quinan e, posteriormente, em meu governo entre 1995 e 1998.  

Foi um trabalho que obedeceu a uma lógica muito simples. Estado pobre, atolado até então no distante interior do Brasil, Goiás precisava inicialmente de infra-estrutura. E foi isso que o PMDB fez. Asfalto, hidrovia, energia elétrica, água tratada, educação de qualidade em todas as regiões, saúde, esgoto sanitário, segurança, pesados investimentos em qualificação de mão de obra e em ciência e tecnologia transformaram o perfil do Estado, colocando-o como um potencial captador de investimentos.  

E eles vieram, com rapidez e em abundância. Apenas nos últimos quatro anos, período em que estive a frente do governo, foram mais de 1.500 novos empreendimentos industriais, que representaram investimentos superiores a 5 bilhões de reais. Entre esses projetos encontram alguns dos maiores empreendimentos em andamento no Brasil, como as novas unidades da Perdigão e da Gessy-Lever, ambos situados na rica região sudoeste do estado.  

Segundo o diretor da Simonsen Associados, Antônio Vialle Cordeiro, Goiás tem apresentado bons resultados sucessivamente. Nas suas palavras, Goiás tem capitalizado grande parte do desenvolvimento na região central do Brasil, deixando para trás o perfil simplesmente agropecuário para assumir a condição de um dos líderes nacionais na agroindustrialização.  

A mesma pesquisa traz outros indicadores extremamente positivos. Goiás é o sétimo estado em área plantada no Brasil, o oitavo em potencial de consumo e o primeiro em um quesito fundamental, o número de leitos hospitalares por habitante.  

E mais: segundo o mesmo estudo, se o Estado conseguir manter os mesmos índices de crescimento apresentados nos últimos quatro anos rapidamente poderemos ocupar a posição de sexto ou sétimo Estado mais rico e competitivo da federação.  

É um resultado que nos deixa extremamente satisfeitos e ainda mais otimistas com o nosso Estado. Em que pese o pessimismo e a fracassomania com as quais passamos a conviver desde a posse do novo governo em nosso Estado, continuo acreditando no potencial de Goiás e na força de seu povo.  

A pujança do Estado, os projetos industriais ali em andamento, a qualidade da mão de obra existente e o arrojo do empreendedor goiano, certamente irão sustentar esses índices, fazendo de Goiás cada vez mais um Estado competitivo que dê uma contribuição significativa para o progresso do Brasil.  

Muito obrigado.  

 

, r


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/1999 - Página 29735