Pronunciamento de Eduardo Siqueira Campos em 05/11/1999
Discurso no Senado Federal
REGOZIJO PELO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA UNIVERSIDADE CATOLICA DE PALMAS, NO ULTIMO DIA 23 DE OUTUBRO.
- Autor
- Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
- Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ENSINO SUPERIOR. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
- REGOZIJO PELO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA UNIVERSIDADE CATOLICA DE PALMAS, NO ULTIMO DIA 23 DE OUTUBRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/11/1999 - Página 30100
- Assunto
- Outros > ENSINO SUPERIOR. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, INDUÇÃO, DESENVOLVIMENTO.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), AMPLIAÇÃO, EDUCAÇÃO BASICA, REGISTRO, INICIO, IMPLANTAÇÃO, UNIVERSIDADE CATOLICA, CAPITAL DE ESTADO.
- ERRADICAÇÃO, ANALFABETISMO, REIVINDICAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL.
O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS
(PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assim como na antiga Roma ou na Grécia clássica, que dominaram o mundo conhecido à época, hoje também somente as nações que priorizam a educação de seus habitantes têm oportunidade de firmar-se tanto social quanto politicamente.
É fácil constatar-se que os países mais desenvolvidos do mundo contemporâneo, dos Estados Unidos à União Européia, do Japão à Austrália, deram atenção às demandas de suas populações por educação, contando com o indispensável lastro educacional e cultural dos profissionais que neles atuam.
E os mais atrasados contam com imensos contingentes de analfabetos e de poucos profissionais de nível superior.
O Brasil encontra-se numa posição intermediária, mas ainda longe de erradicar o analfabetismo e de contar com trabalhadores altamente qualificados nos mais diversos segmentos.
Nosso País deve acelerar o processo educacional de seu povo, pois do contrário continuará perdendo em competitividade, num mundo cada vez mais globalizado.
Pois bem, no nosso ainda tão pobre Estado do Tocantins, a educação básica vem sendo expandida em níveis satisfatórios, e uma campanha do Governo do Estado deve eliminar o analfabetismo até o final do próximo ano, levando a cidadania a milhares de tocantinenses e ensejando a eles uma melhor qualidade de vida.
Enquanto a Unitins não é transformada na Universidade Federal do Tocantins, meta pela qual lutamos há tantos anos, e que, agora, encontra-se mais próxima de concretizar-se, instituições privadas de ensino superior começam a instalar-se no Estado.
Queremos registrar, nesta oportunidade, que no último dia 23 foi lançada a pedra fundamental da Universidade Católica de Palmas, instituição de ensino superior que será construída em terreno doado pelo Governo do Estado.
Trata-se de notícia alvissareira para nosso Estado, pois o Brasil conhece o elevado nível de ensino proporcionado, nas unidades federadas onde atuam, das universidades católicas, que são centros de estudos e pesquisas acadêmicas e de divulgação do saber.
Essa iniciativa demonstra o enorme potencial, no campo da educação superior, que existe no Tocantins, e configura mais uma vez a necessidade premente de que o Estado passe a dispor, exatamente como todas as demais Unidades da Federação, de sua Universidade Federal.
Com essa providência - associada à instalação das instituições universitárias particulares - o Tocantins disporá de profissionais melhor qualificados, que contribuirão para que o País possa inserir-se no mercado internacional globalizado de nosso tempo.
Era o que tínhamos a dizer.