Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO PELO RETORNO DO SENADOR RONALDO CUNHA LIMA AOS TRABALHOS DA CASA. REGISTRO DE AMEAÇA DE BOMBA A SEDE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO DE SERGIPE.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA. :
  • SATISFAÇÃO PELO RETORNO DO SENADOR RONALDO CUNHA LIMA AOS TRABALHOS DA CASA. REGISTRO DE AMEAÇA DE BOMBA A SEDE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO DE SERGIPE.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/1999 - Página 30348
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RETORNO, SENADO, RONALDO CUNHA LIMA, SENADOR, POSTERIORIDADE, TRATAMENTO MEDICO.
  • SOLIDARIEDADE, CESAR BRITO, PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), ESTADO DE SERGIPE (SE), AMEAÇA, BOMBA, EDIFICIO SEDE, MOTIVO, TRABALHO, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, DENUNCIA, ABUSO DE AUTORIDADE, COMANDANTE, POLICIA MILITAR.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, SECRETARIA DE ESTADO, SEGURANÇA PUBLICA, APURAÇÃO, AMEAÇA.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, inicialmente registro, com satisfação, o retorno do nobre Senador Ronaldo Cunha Lima ao nosso convívio. É com muita satisfação que vemos S. Exª em franca recuperação, retornando aos trabalhos do Senado.  

Sr. Presidente, por outro lado, a comunicação que eu gostaria de fazer não é agradável como o retorno de S. Exª ao nosso convívio. Sr. Presidente, registro uma ameaça de bomba na sede da OAB em Sergipe, feita ontem por intermédio de três telefonemas. Um deles foi atendido pelo Presidente da OAB, Dr. César Brito, e o segundo, pelo vice-Presidente, Dr. Manoel Cassio. Em ambos, a pessoa que dava os telefonemas anunciava a presença da bomba e dizia que o motivo era pelo trabalho que a OAB vem desenvolvendo pela defesa dos direitos humanos em nosso Estado. Queremos registrar, inclusive - e aí não há qualquer ilação com relação às possíveis suspeitas - que, na semana passada, o Presidente da OAB entregou ao Governador do Estado, Dr. Albano Franco, um dossiê mediante o qual enumera uma série de irregularidades, desvios, abuso de autoridade por parte do Comandante da Polícia Militar, Coronel Hélio Silva. Nessa ameaça de bomba, a pessoa que dava os telefonemas fazia referência também a esse dossiê. Felizmente, após a convocação da polícia, do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar e da Polícia Federal, os quais fizeram uma varredura no prédio da OAB, constatou-se que não havia efetivamente bomba alguma. Mas essa iniciativa, na verdade, tem claramente a intenção de inibir o trabalho desenvolvido na gestão do Dr. César Brito à frente da Ordem dos Advogados do Brasil. Quero registrar, inclusive, que o Dr. César Brito, Presidente da OAB, está hoje em Brasília, e terá uma audiência com o Ministro da Justiça, Dr. José Carlos Dias. Na oportunidade, ele comunicará o episódio e entregará uma cópia do mesmo dossiê que encaminhou ao Governador de Sergipe.  

Portanto, ao registrar esse fato lamentável, quero cobrar das autoridades do meu Estado, do Secretário de Segurança Pública, que apurem o episódio. Manifesto também a nossa irrestrita solidariedade à Ordem dos Advogados do Brasil, seção Sergipe, na pessoa do seu Presidente, Dr. César Brito.  

Esperamos, sinceramente, que o Estado de Sergipe não seja inserido no mapa da violência que vemos em muitos segmentos do nosso País.  

Muito obrigado.  

 

Ü Dy


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/1999 - Página 30348