Discurso no Senado Federal

APELO PARA CELERIDADE NA APRECIAÇÃO DOS REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÕES DE AUTORIA DE S.EXA. AOS MINISTROS DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA SAUDE.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • APELO PARA CELERIDADE NA APRECIAÇÃO DOS REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÕES DE AUTORIA DE S.EXA. AOS MINISTROS DE ESTADO DA JUSTIÇA E DA SAUDE.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/1999 - Página 30350
Assunto
Outros > MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, DESTINATARIO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO DA SAUDE (MS), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), RESERVA INDIGENA, URGENCIA, ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA.
  • COMENTARIO, DENUNCIA, CONTRABANDO, FAUNA SILVESTRE, ILEGALIDADE, PESQUISA, GENETICA, SANGUE, INDIO, LABORATORIO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encaminhei hoje à Mesa dois requerimentos de informações: um, ao Ministro da Justiça e outro, ao Ministro da Saúde, que versam exatamente sobre a atuação de organizações não-governamentais, principalmente em áreas indígenas.  

Para reforçar esses requerimentos de informações, ressalto as notícias que têm repetidamente aparecido na imprensa, como, por exemplo, a apreensão pelo IBAMA de 90 aranhas que iriam para a Suíça, e, principalmente, trago ao conhecimento do Plenário trecho de uma matéria publicada na revista Time, que diz que o tráfico de animais silvestres no Brasil movimenta, por ano, cerca de US$700 milhões.  

Além disso, recebi também a informação - inclusive com uma denúncia repetida pelo Cimi - de que laboratórios dos Estados Unidos coletaram sangue de índios, no Estado de Rondônia, das tribos Suruí e Karitiana para, de maneira ilegal, fazer pesquisas genéticas.  

Portanto, ao registrar esses pedidos de informações dirigidos aos Ministros, peço à Mesa celeridade no encaminhamento dos mesmos.  

Muito obrigado.  

 

Ùä


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/1999 - Página 30350