Discurso no Senado Federal

QUESTIONAMENTO SOBRE A INVASÃO DE PROPRIEDADES PRODUTIVAS PELOS TRABALHADORES DO MOVIMENTO SEM-TERRA. OMISSÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANA NA SOLUÇÃO DOS CONFLITOS.

Autor
Osmar Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • QUESTIONAMENTO SOBRE A INVASÃO DE PROPRIEDADES PRODUTIVAS PELOS TRABALHADORES DO MOVIMENTO SEM-TERRA. OMISSÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANA NA SOLUÇÃO DOS CONFLITOS.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/1999 - Página 30386
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • REPUDIO, ATUAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, INVASÃO, PROPRIEDADE PRODUTIVA, EXPULSÃO, PRODUTOR RURAL, FAMILIA, AGRESSÃO, DIREITO DE PROPRIEDADE.
  • QUESTIONAMENTO, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, SOLUÇÃO, PROBLEMA, INVASÃO, PROPRIEDADE IMPRODUTIVA, ESTADOS, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARANA (PR).
  • CRITICA, FALTA, RESPONSABILIDADE, GOVERNO ESTADUAL, AUSENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, CONTENÇÃO, AUMENTO, INVASÃO, PROPRIEDADE PRODUTIVA, DESRESPEITO, DETERMINAÇÃO, REINTEGRAÇÃO DE POSSE, JUSTIÇA.
  • DEFESA, REFORMA AGRARIA, PROPRIEDADE IMPRODUTIVA.
  • ADVERTENCIA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), NECESSIDADE, CUMPRIMENTO, LEGISLAÇÃO, IMPEDIMENTO, VIOLENCIA, FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, COMBATE, INVASÃO.
  • CRITICA, INVASÃO, DESCARACTERIZAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, DEFESA, REFORMA AGRARIA.

O SR. OSMAR DIAS (PSDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago a esta tribuna, nesta tarde, uma questão grave, que acredito que envolva todos os Estados brasileiros, em especial o Estado do Paraná. Estou falando do MST e do comportamento de determinadas lideranças suas que estão extrapolando todos os limites da racionalidade. De um lado, essa intransigência, a intolerância de algumas lideranças que promovem invasões em propriedades produtivas, que saqueiam propriedades produtivas, que tiram das suas máquinas os trabalhadores de fazendas produtivas, que assaltam as sedes das fazendas produtivas, expulsam os proprietários dessas fazendas e promovem um verdadeiro assalto nas mesmas.  

De um lado, essa intransigência da lei e sobretudo do direito constitucional de propriedade; de outro, a frouxidão, a falta de atitude, a omissão, a ignorância completa da lei e da Constituição de determinados governantes que não assumem suas responsabilidades, temerosos de desgastes políticos, e que permitem que os conflitos, que antes eram apenas considerados até naturais, quando tratamos desse assunto da reforma agrária do País, agora venham a extrapolar os limites da racionalidade e até, Sr. Presidente, os limites daqueles que aceitavam até muito pouco tempo o MST. Trata-se de uma organização que merece o nosso respeito, porque foi criada para defender o legítimo direito de obter um pedaço de terra para os trabalhadores rurais. Mas, no momento em que o MST organiza essas invasões, lá no Paraná - há uma praça invadida em frente ao Palácio Iguaçu, onde permanecem, por mais de 150 dias, 500 sem-terras a pressionar o Governo, que ignora a presença deles lá como a ignora em 117 propriedadesa û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/1999 - Página 30386