Discurso no Senado Federal

INDIGNAÇÃO PELA RETIRADA DE ASSINATURAS AO REQUERIMENTO PARA CONSTITUIÇÃO DA CPI DOS BINGOS. PROTESTO CONTRA A VIOLENCIA DA POLICIA ALAGOANA ONTEM, EM MANIFESTAÇÃO PELO DIA DA PARALISAÇÃO EM DEFESA DO BRASIL. ESTARRECIMENTO COM AS DECLARAÇÕES DO EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, GUSTAVO FRANCO, EM ENTREVISTA HOJE, PELA MANHÃ.

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JOGO DE AZAR. SEGURANÇA PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. :
  • INDIGNAÇÃO PELA RETIRADA DE ASSINATURAS AO REQUERIMENTO PARA CONSTITUIÇÃO DA CPI DOS BINGOS. PROTESTO CONTRA A VIOLENCIA DA POLICIA ALAGOANA ONTEM, EM MANIFESTAÇÃO PELO DIA DA PARALISAÇÃO EM DEFESA DO BRASIL. ESTARRECIMENTO COM AS DECLARAÇÕES DO EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, GUSTAVO FRANCO, EM ENTREVISTA HOJE, PELA MANHÃ.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/1999 - Página 30619
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JOGO DE AZAR. SEGURANÇA PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, ATUAÇÃO, SENADO, RETIRADA, ASSINATURA, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, CRITICA, IMPUNIDADE, CRIME ORGANIZADO, CORRUPÇÃO, GOVERNO.
  • REPUDIO, ATUAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, VIOLENCIA, REPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, ESTADO DE ALAGOAS (AL), EXPECTATIVA, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL.
  • EXPECTATIVA, INVESTIGAÇÃO, DECLARAÇÃO, GUSTAVO FRANCO, EX PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), EXISTENCIA, ORGANIZAÇÃO, OPOSIÇÃO, INTERESSE PUBLICO, BRASIL.

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro, gostaria de compartilhar a legítima indignação do Senador Roberto Requião, que falou da retirada de assinaturas do requerimento que propunha a formação de comissão parlamentar de inquérito para investigar o bingo. Todos sabemos — e eu tenho absoluta certeza — que qualquer agente público sério deste País sabe que a jogatina dos bingos, a estrutura dos bingos neste País, sem dúvida alguma, serve diretamente para a lavagem do dinheiro do narcotráfico. As denúncias feitas exigiam, sem dúvida alguma, uma apuração vigorosa, firme e vigilante da utilização das concessões de bingos em suas articulações com o narcotráfico, inclusive com as máfias italiana e espanhola.  

Gostaria ainda, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de dizer da minha profunda desolação e indignação com os acontecimentos de ontem, no meu Estado. Tenho a obrigação de fazer este breve comentário. No ano passado, na Assembléia Legislativa, eu fazia oposição ao Governo do Estado, que usava da mais covarde e vil forma de violência, as estruturas da Cavalaria, da Polícia e do Pelotão de Choque, contra as atitudes mais do que legítimas de protesto das forças vivas da sociedade. Agora, mesmo o meu Partido fazendo parte de um Governo que ganhou a eleição, tenho obrigação de falar do meu mais legítimo protesto, do meu repúdio aos fatos lamentáveis, deploráveis e abomináveis que aconteceram ontem. Vários companheiros e companheiras que interpretam, na sua atividade cotidiana, as mais legítimas aspirações das forças vivas da sociedade, foram espancados pela estrutura de segurança pública, pela estrutura do Pelotão de Choque do Governo do Estado. Portanto, o meu repúdio, a minha indignação. Eu espero que o Governo do Estado abra todos os inquéritos necessários para que essas pessoas, que usaram o aparato de segurança, o aparato do Pelotão de Choque para espancar vários jovens que participavam do legítimo protesto de ontem, Dia de Paralisação em Defesa do Brasil, sejam efetivamente punidas.  

Sr. Presidente, nos pouquíssimos minutos que me faltam, quero ainda dizer também do meu estarrecimento — que, certamente, também é de vários parlamentares desta Casa — com a entrevista dada hoje, pela manhã, pelo Sr. Gustavo Franco. Ele afirmou que existem, no Legislativo brasileiro, no Congresso Nacional, no próprio Executivo e em vários outros setores da sociedade, pessoas que se articulam — estou reproduzindo-o não em palavras dele, mas em palavras minhas — em uma suposta confraria que faz conspiração contra os legítimos interesses do Brasil. Fiquei estarrecida porque parece-me que, até pouco tempo atrás, o Sr. Gustavo Franco fazia parte dessa confraria, junto com o Ministro Malan e com membros importantes do Governo, fazia parte da própria estrutura que conspira contra os interesses da Nação brasileira, que conspira contra os interesses da nossa Pátria.  

Espero que as várias vozes que ecoam hoje no Brasil possam ecoar de forma mais forte ainda, com o grito legítimo de todos os filhos desta Nação em defesa dos interesses da nossa Pátria, do nosso Brasil.  

Com certeza, as declarações feitas pelo Sr. Gustavo Franco carecem de uma investigação muito maior por parte desta Casa.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/1999 - Página 30619