Discurso no Senado Federal

INAUGURAÇÃO NA INTERNET, NO ULTIMO DIA 30 DE OUTUBRO, DO SITE CRIADO PELA AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISERIA E PELA VIDA.

Autor
Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • INAUGURAÇÃO NA INTERNET, NO ULTIMO DIA 30 DE OUTUBRO, DO SITE CRIADO PELA AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISERIA E PELA VIDA.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/1999 - Página 30618
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, AUTORIA, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), BRASIL, ENDEREÇO, INTERNET, OBJETIVO, ATUAÇÃO, CIDADANIA, COMBATE, FOME, MISERIA, DEFESA, VIDA.
  • IMPORTANCIA, PARCERIA, SOCIEDADE CIVIL, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), GOVERNO, SOLUÇÃO, ERRADICAÇÃO, POBREZA.

A SR.ª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o combate à fome e à pobreza no Brasil conta agora com mais um grande aliado. No último 30 de outubro, foi inaugurado um site na Internet, criado pela Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, organização fundada pelo saudoso Betinho e hoje comandada por seu filho Daniel Souza.  

O endereço na Internet já recebeu, em menos de dez dias e sem grande divulgação, mais de 35.000 visitas, o que mostra o grande interesse social na solução do problema. O site encontra-se em fase de contratação de patrocinadores para que possa arrecadar recursos e aplicá-los nos programas da instituição. O endereço é o seguinte: www.clickfome.com.br. 

Sr. Presidente, faço esta comunicação para registrar a minha satisfação e a minha alegria em ver o engajamento de instituições não governamentais e da população, da sociedade em geral, nesse esforço, que não deve ser só do Governo. O combate à fome e a erradicação da pobreza não são problemas de um ou de alguns, mas de todos nós que estamos aqui discutindo alternativas na Comissão de Erradicação da Pobreza e que vamos votar, dentre outras matérias, proposta de emenda à Constituição que cria o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. É preciso que seja – e é – responsabilidade do Governo, com prioridade nos programas que visem combater as desigualdades regionais – redirecionamento, implementação e reforço nas ações de educação, de saúde, de geração de empregos e de produção de alimentos. Mas é também de toda a sociedade que, irmanada e com espírito de unidade e de solidariedade, tem dado as mãos aos excluídos, permitindo a sobrevivência de pelo menos 16 milhões de brasileiros que dependem diretamente dessa ajuda.  

Hoje a fome, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é um problema mundial. Os dados mostram que são produzidos diariamente 3 quilos de alimentos per capita e, ainda assim, existem 790 milhões de famintos no mundo. Por isso, toda iniciativa é bem-vinda, é louvada, mas precisamos incentivá-las para que possam pelo menos minorar esse quadro desumano.  

Era o que tinha a dizer.  

Muito obrigada.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/1999 - Página 30618