Pronunciamento de Marina Silva em 19/11/1999
Discurso no Senado Federal
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CAUSAS ESTRUTURAIS DA POBREZA. DEFESA DA ADOÇÃO DO ORÇAMENTO SOCIAL PARA O ANO 2000.
- Autor
- Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.:
- CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CAUSAS ESTRUTURAIS DA POBREZA. DEFESA DA ADOÇÃO DO ORÇAMENTO SOCIAL PARA O ANO 2000.
- Aparteantes
- Romero Jucá.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/11/1999 - Página 31278
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, DEBATE, TRABALHO, COMISSÃO MISTA ESPECIAL, ERRADICAÇÃO, POBREZA.
- COMENTARIO, DADOS, INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA), AUMENTO, POPULAÇÃO, MISERIA, REGIÃO NORTE, CRITICA, MODELO, DESENVOLVIMENTO, CONCENTRAÇÃO DE RENDA.
- COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, ASSUNTO, POBREZA, COMBATE, MISERIA, NECESSIDADE, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE.
- CRITICA, RELATORIO, CONCLUSÃO, COMISSÃO MISTA, COMBATE, POBREZA.
- COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECONHECIMENTO, INCOMPETENCIA, GOVERNO, APLICAÇÃO, RECURSOS, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, APREENSÃO, GESTÃO, FUNDO ESPECIAL, COMBATE, POBREZA.
- ANUNCIO, SUGESTÃO, RELATORIO, COMISSÃO MISTA, CRIAÇÃO, DIVISÃO, ORÇAMENTO, EXERCICIO FINANCEIRO SEGUINTE, ATENDIMENTO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, VINCULAÇÃO, VERBA, AUSENCIA, REMANEJAMENTO, GESTÃO, CONSELHO, MEMBROS, GOVERNO, SOCIEDADE.
- ANALISE, SUGESTÃO, RELATOR, CRIAÇÃO, BONUS, DEFESA, CONGRESSO NACIONAL, GESTÃO, CONSELHO, FUNDOS, COMBATE, POBREZA.
A SRª MARINA SILVA
(Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, registro - já havia mencionado anteriormente - o quanto é importante para o Congresso Nacional, para o Senado e para aqueles que, com certeza, nos acompanham neste momento, estarmos, nesta manhã de sexta-feira - comigo já são três oradores -, abordando os trabalhos que ainda serão realizados pela Comissão criada pelo Congresso para apresentar medidas de combate à pobreza.
Os que me antecederam já falaram que a Comissão surgiu no bojo da discussão do projeto apresentado pelo Senador Antonio Carlos Magalhães sobre a criação de um fundo para combater a pobreza. Na oportunidade, teríamos dois caminhos a serem percorridos: um, apontando no sentido de que, pelas razões expostas pelo Senador Pedro Simon, segundo as quais em função da sua trajetória política, em razão de ser um político conservador, de ser da base de sustentação do Governo, o Senador Antonio Carlos Magalhães não teria credibilidade para apresentar projetos dessa natureza. Outro caminho seria o de, diante dessa oportunidade, nos debruçarmos sobre o tema, sem preconceito algum, e fazermos o que a sociedade espera que seja feito pelo Congresso Nacional: o fato de entrarmos no mérito da discussão, uma discussão para ontem, emergencial, de buscarmos medidas para combater a pobreza no nosso País.
A sugestão da criação de uma Comissão Mista pelo Congresso Nacional, aprovada, por unanimidade, com a aquiescência de todos os Líderes na Câmara e no Senado, foi a alternativa por mim apresentada para seguir esse outro raciocínio, e não aquele de ficarmosa û