Discurso no Senado Federal

APRESENTAÇÃO DO CODIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE, ELABORADO PELO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL.

Autor
Jorge Bornhausen (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Konder Bornhausen
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO FISCAL.:
  • APRESENTAÇÃO DO CODIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE, ELABORADO PELO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL.
Aparteantes
Artur da Tavola, Bernardo Cabral, Casildo Maldaner, Francelino Pereira, Geraldo Melo, Hugo Napoleão, José Alencar, Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/1999 - Página 31760
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO FISCAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, CODIGO, DEFESA, CONTRIBUINTE, AUTORIA, COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), IMPORTANCIA, BUSCA, JUSTIÇA, EXERCICIO, TRIBUTAÇÃO, INCENTIVO, CIDADANIA.

O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no início deste ano, a Comissão Executiva Nacional do Partido da Frente Liberal resolveu, em decisão unânime, procurar realizar estudos para apresentação do Código de Defesa do Contribuinte, complementação indispensável à cidadania.  

O Partido da Frente Liberal e o Instituto Tancredo Neves convidaram o Professor Torquato Jardim como coordenador e uma equipe de tributaristas formada pelo Professor Roque Carrazza, da PUC, São Paulo; Eduardo Bottallo, da USP; Paulo Barros de Carvalho, da PUC, São Paulo, e da USP; José Souto Maior Borges, da Universidade Federal de Pernambuco; e Ricardo Lobo Torres, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para a realização desse grande trabalho.  

Há cerca de 15 dias, o PFL colocou na Internet e apresentou à imprensa um anteprojeto que recebeu mais de 500 sugestões, as quais foram analisadas pela equipe formada, com a colaboração valiosa da Consultoria Jurídica desta Casa.  

O Código de Defesa do Contribuinte abre uma nova página na cidadania. O cidadão contribuinte passa a ter uma relação de igualdade com o Fisco: direitos e deveres mútuos. O projeto implica uma revolução cultural na compreensão da Constituição Federal. Trata de construí-la, respondendo às demandas advindas com o tempo.  

A Constituição Federal, em capítulo próprio, nos arts. 150 a 152, estabeleceu limitações ao poder de tributar. Agora, o Código de Defesa do Con û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/1999 - Página 31760