Pronunciamento de Jorge Bornhausen em 25/11/1999
Discurso no Senado Federal
APRESENTAÇÃO DO CODIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE, ELABORADO PELO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL.
- Autor
- Jorge Bornhausen (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
- Nome completo: Jorge Konder Bornhausen
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
LEGISLAÇÃO FISCAL.:
- APRESENTAÇÃO DO CODIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE, ELABORADO PELO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL.
- Aparteantes
- Artur da Tavola, Bernardo Cabral, Casildo Maldaner, Francelino Pereira, Geraldo Melo, Hugo Napoleão, José Alencar, Romeu Tuma.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/11/1999 - Página 31760
- Assunto
- Outros > LEGISLAÇÃO FISCAL.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, CODIGO, DEFESA, CONTRIBUINTE, AUTORIA, COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), IMPORTANCIA, BUSCA, JUSTIÇA, EXERCICIO, TRIBUTAÇÃO, INCENTIVO, CIDADANIA.
O SR. JORGE BORNHAUSEN
(PFL - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no início deste ano, a Comissão Executiva Nacional do Partido da Frente Liberal resolveu, em decisão unânime, procurar realizar estudos para apresentação do Código de Defesa do Contribuinte, complementação indispensável à cidadania.
O Partido da Frente Liberal e o Instituto Tancredo Neves convidaram o Professor Torquato Jardim como coordenador e uma equipe de tributaristas formada pelo Professor Roque Carrazza, da PUC, São Paulo; Eduardo Bottallo, da USP; Paulo Barros de Carvalho, da PUC, São Paulo, e da USP; José Souto Maior Borges, da Universidade Federal de Pernambuco; e Ricardo Lobo Torres, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para a realização desse grande trabalho.
Há cerca de 15 dias, o PFL colocou na Internet e apresentou à imprensa um anteprojeto que recebeu mais de 500 sugestões, as quais foram analisadas pela equipe formada, com a colaboração valiosa da Consultoria Jurídica desta Casa.
O Código de Defesa do Contribuinte abre uma nova página na cidadania. O cidadão contribuinte passa a ter uma relação de igualdade com o Fisco: direitos e deveres mútuos. O projeto implica uma revolução cultural na compreensão da Constituição Federal. Trata de construí-la, respondendo às demandas advindas com o tempo.
A Constituição Federal, em capítulo próprio, nos arts. 150 a 152, estabeleceu limitações ao poder de tributar. Agora, o Código de Defesa do Con û