Discurso no Senado Federal

REGOZIJO DO PDT PELA INCLUSÃO DO SR. LEONEL BRIZOLA COMO UMA DAS VINTE PERSONALIDADES QUE MAIS SE DESTACARAM NA POLITICA NACIONAL DESTE SECULO, CONFORME ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA ISTOE DESTA SEMANA. (COMO LIDER)

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGOZIJO DO PDT PELA INCLUSÃO DO SR. LEONEL BRIZOLA COMO UMA DAS VINTE PERSONALIDADES QUE MAIS SE DESTACARAM NA POLITICA NACIONAL DESTE SECULO, CONFORME ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA ISTOE DESTA SEMANA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/1999 - Página 33344
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, NOME, LEONEL BRIZOLA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), RELAÇÃO, ATUAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, POLITICA NACIONAL.
  • HOMENAGEM, LEONEL BRIZOLA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ELOGIO, ATUAÇÃO, POLITICA NACIONAL.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a revista IstoÉ desta semana, num caderno especial, publica os nomes das vinte personalidades que mais se destacaram na política nacional neste século. Em primeiro lugar, está o ex-Presidente Juscelino Kubitschek, seguido de outros nomes, tais como Getúlio Vargas, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Luiz Carlos Prestes, Betinho, Cândido Rondon, Barão do Rio Branco, Jânio Quadros, Fernando Henrique, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Castello Branco, Teotônio Vilela, Eduardo Gomes, Oswaldo Aranha, Campos Sales e Rodrigues Alves.  

É importante, neste momento em que ocupo a função de Líder do PDT nesta Casa, destacar a presença do Presidente Nacional do PDT, Leonel Brizola, na citada lista, elaborada por um júri extremamente eclético e competente, formado por pessoas que estão acima de qualquer suspeita.  

Gostaria de fazer alguns registros sobre a biografia de Leonel Brizola. Ao nascer, recebeu o nome de batismo de Itagiba de Moura Brizola, mas adotou, posteriormente, o nome de Leonel, em homenagem a Leonel Rocha, chefe da revolta de 1923, ocorrida no Rio grande do Sul, em que seu pai, José Brizola, foi vitimado pelas tropas governistas ligadas a Borges de Medeiros.  

Brizola nasceu em Carazinho, Rio Grande do Sul, em 22 de janeiro de 1922. Foi jornaleiro, engraxate, ascensorista e jardineiro de praças. Depois de concluir o curso de Engenharia, foi Secretário de Obras, Deputado Federal, Prefeito de Porto Alegre e Governador do Rio Grande do Sul. E era Governador quando, em 1961, com a renúncia de Jânio Quadros, formou uma rede de 104 emissoras em todo o País. A partir do Palácio do Governo em Porto Alegre, ele comandou essa rede de emissoras, a Cadeia da Legalidade. Em 1964, era Deputado Federal, quando João Goulart foi deposto. Perseguido, optou pelo exílio. Em 1979, ao voltar do exílio, fundou o PDT e elegeu-se Governador do Rio de Janeiro por duas vezes. Hoje, aos 77 anos, continua como Presidente Nacional do PDT e declara-se "um brasileiro indignado que, no íntimo, nunca deixou de resistir".  

Quero também destacar, do ponto de vista pessoal, a admiração que tenho pelo Presidente Nacional do PDT e o respeito que tenho pela figura política que Leonel Brizola representa em nosso País.  

Há algumas características de Brizola que gostaria de ressaltar: sua personalidade forte, sua autenticidade, seu caráter reto, sua firmeza de propósito e, sobretudo, seu espírito público, pois, no decorrer de sua vida pública, fez questão de defender os interesses maiores da Nação, da sociedade e, sobretudo, do povo mais humilde. Desde a época em que foi Governador do Rio Grande do Sul e, posteriormente, por duas vezes Governador do Rio de Janeiro, Brizola fez uma opção clara pela educação em nosso País, simbolizada por sua opção pelos pobres e humildes.  

Portanto, o nosso Partido muito se alegra com a escolha de Brizola como uma das vinte personalidades do ano. E, em nome de todo o nosso Partido, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, felicito e parabenizo Brizola. Espero que nosso Presidente continue atuando com o mesmo rigor, com o mesmo espírito público e, sobretudo, com a mesma lucidez com que tem conduzido seus passos durante a sua vida pública.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

************************************************************************** 

SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SEBASTIÃO ROCHA EM SEU PRONUNCIAMENTO.  

************************************************************************** 

 

üÿ ¿ W


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/1999 - Página 33344