Discurso no Senado Federal

SATISTAÇÃO COM A DECISÃO TOMADA PELO COMITE DE PATRIMONIO DA UNESCO, QUE DECLAROU A CIDADE DE DIAMANTINA, PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • SATISTAÇÃO COM A DECISÃO TOMADA PELO COMITE DE PATRIMONIO DA UNESCO, QUE DECLAROU A CIDADE DE DIAMANTINA, PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/1999 - Página 33304
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), DECLARAÇÃO, MUNICIPIO, DIAMANTINA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PATRIMONIO CULTURAL, MUNDO.
  • REGISTRO, DECLARAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), PARQUE, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO PARANA (PR), PATRIMONIO, RECURSOS NATURAIS, MUNDO.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, desejo transmitir, até com muita emoção, a decisão tomada hoje pela Unesco, pelo seu Comitê de Patrimônio, na cidade de Marrakech em Marrocos, decisão da maior importância para Minas Gerais e também para a Bahia, Paraná e São Paulo. Esse Comitê é constituído de representantes de 21 países.  

Hoje pela manhã a Unesco declarou a cidade de Diamantina Patrimônio Cultural da Humanidade. Esta é uma decisão que torna Diamantina semelhante a Ouro Preto e a outras grandes cidades históricas do Brasil e que, efetivamente, emociona os mineiros e traz uma contribuição importante para o desenvolvimento cultural daquela grande cidade mineira, terra natal de Juscelino Kubistchek e o décimo lugar do Brasil a receber esta distinção da UNESCO.  

O prefeito João Antunes e seu filho Américo, ao lado das lideranças diamantinenses e de todos nós, estão em Marrocos participando das comemorações alusivas ao acontecimento.  

Ao mesmo tempo, a Unesco declarou Patrimônio Natural da Humanidade, a região da costa do descobrimento, formada por dois parques e uma unidade de conservação, dos quais consta, inclusive, o Parque do Monte Pascoal, na Bahia. Uma área desses parques se situa no município de Porto Seguro.  

Finalmente, Sr. Presidente, a Unesco também declarou Patrimônio Natural da Humanidade,as áreas dos parques de Iguape, Cananéia e Peruíbe, situados na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná.  

A decisão da UNESCO nos foi confirmada hoje, momentos após seu anúncio, pela Coordenadora de Cultura do Escritório da UNESCO no Brasil, Brianei Bicca.  

Todos nós estamos de parabéns por essas decisões tomadas pelo Comitê da Unesco em Marrakech, Marrocos.  

Vai daqui o meu abraço ao povo de Diamantina e o faço em meu nome e em nome do Senado da República.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/1999 - Página 33304