Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GRANDE LIDER RELIGIOSO, O PADRE MICHEL KHOURY.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GRANDE LIDER RELIGIOSO, O PADRE MICHEL KHOURY.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/1999 - Página 33694
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MICHEL KHOURY, SACERDOTE, ATUAÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO. Para encaminhar a votação.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com o mais profundo pesar que ocupo esta tribuna para registrar o falecimento de um querido amigo e grande líder religioso, o Padre Michel Khoury, que muito dignificou o Estado de Goiás e o seu povo com sua fé, com sua mensagem libertadora, com sua atividade marcante em favor dos mais simples e dos mais humildes.  

Padre Michel Khoury faleceu, em Goiânia, vítima de câncer, aos 81 anos de idade. Mas seus ensinamentos, sua história e sua obra ficarão marcados para sempre na memória de nossa gente, que aprendeu durante a sua trajetória, a admirá-lo e a amá-lo.  

Líder espiritual e homem profundamente preocupado com as questões sociais, Padre Michel era natural da Antiópia, a terra onde foi fundada a primeira igreja católica ortodoxa do mundo  

Veio para o Brasil, em 1958, passando a residir em Goiânia, onde fundou a primeira Igreja Católica Ortodoxa do Estado e, também, a Escola São Nicolau, responsável pela formação educacional e moral de milhares de jovens.  

Era uma figura muito querida, não só no seio dos seus patrícios, como entre todos aqueles com os quais ele conviveu. Padre Michel deixa viúva, a Senhora Virgínia Khoury e quatro filhos.  

Além de ser um extraordinário líder religioso, teve também passagem marcante na vida da capital goiana, sempre atento e solidário no combate à miséria e trabalhando incansavelmente na área espiritual e filantrópica, levando alento e dando apoio aos mais necessitados.  

Padre Michel ajudou muito na consolidação de Goiânia, trabalhando diuturnamente para o seu desenvolvimento. Líder muito querido, deixou uma excelente folha de serviços prestados ao povo, honrando e dignificando a tantos quantos tiveram o privilégio de privar de seu convívio, de seus ensinamentos, de sua amizade.  

A trajetória de Padre Michel serve de exemplo não só para Goiás, mas para todo o Brasil e para o mundo. Por isso, é com muita tristeza no coração que registro a sua morte e lhe rendo as mais sinceras e profundas homenagens, não só em meu nome, como também em nome de todo o povo goiano, a quem tenho a honra de representar no Senado da República.  

Perdemos um grande líder, um grande sábio, um grande irmão. E tudo faremos para que a mensagem de Padre Michel seja perene em nosso meio, difundindo os preceitos maiores do amor a Deus, da solidariedade, da fraternidade, da justiça e do bem comum.  

Nesta hora, quando venho registrar nos Anais do Senado a sua morte, faço-o também numa homenagem à colônia árabe de Goiânia e de Goiás.  

A população de Goiás, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pode resumir-se como uma síntese das populações de todas as regiões do Brasil, e por que não dizer de quase todos os países do mundo. Basta dizer que hoje quando se quer conhecer uma opinião a respeito de uma situação nacional basta chegar a Goiás, sobretudo em Goiânia, e fazer uma pesquisa com esse fim. Assim sendo, no que se refere ao conhecimento de uma situação, quer seja na área econômica, na área social, na área política, enfim, em todas as áreas da atividade humana, Goiânia é como que uma média nacional. Ali se conhece realmente o que se pensa e o que se passa neste País.  

Goiânia teve o privilégio de contar com a participação, em seu crescimento e em sua consolidação, de pessoas oriundas dos mais diversos países e de todas as regiões do Brasil. A influência nordestina em Goiás e em Goiânia é palpável; a influência das Regiões Sul e Norte é sentida em todas as camadas, assim como a influência árabe, que é por demais evidente. Já tivemos nesta Casa do Congresso Nacional três Senadores de origem árabe, tendo sido o último o Sr. Onofre Quinan, com quem tivemos o prazer de aqui conviver durante quase quatro anos, meu amigo e companheiro de velhas e grandes lutas. Anteriormente, tivemos o Senador João Abrão, cassado pela Revolução de 1964; com ele foram cassados outros Srs. Senadores, como Pedro Ludovico, Juscelino Kubitschek, que, àquela época, representava Goiás, Alfredo Nasser, que foi Ministro da Justiça naquele pequeno período de parlamentarismo no Brasil. Ao mesmo tempo, tivemos e temos inúmeros Deputados Federais também de origem árabe.  

De forma que a participação da colônia árabe no desenvolvimento de Goiás é sentida em todos os segmentos. Basta dizer que em Goiás os descendentes árabes sobressaíram, e com muita competência, na área científica. Atuam nas áreas médica e odontológica, na engenharia, no magistério, na magistratura, na agricultura, na pecuária; enfim, em todas as áreas da atividade humana.  

E é pelo reconhecimento a esta colônia que nos sentimos no dever, e o fazemos de coração, de registrar o passamento e prestar aqui a nossa homenagem ao Padre Michel Khoury, pelo seu trabalho, pelo seu comportamento de homem consagrado, humanista, pela sua humildade de vida. Assim, registrando nos Anais do Senado Federal um pouco de sua vida, registramos também a participação da colônia árabe na história de Goiás, e como representante daquele Estado estamos fazendo justiça.  

De forma que, Sr. Presidente, triste, mas consciente de que cumprimos o nosso dever, é que apresento esse requerimento, para que as futuras gerações tirem de Padre Michel Khoury um exemplo de vida.  

Muito obrigado.  

 

ç¿`


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/1999 - Página 33694