Discurso no Senado Federal

SOLENIDADE A SER REALIZADA NO PROXIMO DIA 14 DE DEZEMBRO, NO RIO DE JANEIRO, DESTINADA A SELEÇÃO DOS CONCORRENTES AO PREMIO ESSO DE REPORTAGEM, DE 1999, NA QUAL ESTARÃO CONCORRENDO 3 JORNALISTAS ACREANOS.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • SOLENIDADE A SER REALIZADA NO PROXIMO DIA 14 DE DEZEMBRO, NO RIO DE JANEIRO, DESTINADA A SELEÇÃO DOS CONCORRENTES AO PREMIO ESSO DE REPORTAGEM, DE 1999, NA QUAL ESTARÃO CONCORRENDO 3 JORNALISTAS ACREANOS.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/1999 - Página 33698
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, SOLENIDADE, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DESTINAÇÃO, SELEÇÃO, CONCORRENTE, PREMIO, JORNALISMO, INCLUSÃO, SILVIO MARTINELLO, JAIME MOREIRA, LILIAN ORFANO, JORNALISTA, JORNAL, A GAZETA, ESTADO DO ACRE (AC).

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, no próximo dia 14 de dezembro, no Hotel Sofitel Rio Palace, do Rio de Janeiro, será realizada uma importante solenidade, com a presença de mais de trezentos convidados, para a seleção final dos concorrentes ao Prêmio Esso de Reportagem de 1999.  

Será a 44ª edição do evento, premiando os veículos e profissionais de todas as regiões do País que mais se destacaram durante o ano que está prestes a findar, pelas reportagens publicadas nos diversos jornais e periódicos que circulam em todo o território nacional. E é com orgulho que comunico à Casa que, dentre selecionados este ano pela comissão do Prêmio Esso, figuram três jornalistas de A Gazeta , de Rio Branco, Acre: Silvio Martinello, diretor-presidente, Jaime Moreira, redator-chefe, e a repórter Lilian Orfanó.  

Esse prêmio, que é um dos mais importantes destinados aos jornalistas brasileiros, pela primeira vez selecionou jornalistas do meu Estado para participar da competição – mérito conquistado através da reportagem especial denominada "A ferida está aberta", publicada na edição de domingo, dia 12 de setembro de 1999.  

Sr. Presidente, Srs. Senadores, a concessão desse prêmio, que praticamente já é uma decisão tomada pela comissão julgadora, enaltecerá, de maneira bastante significativa, a participação da imprensa do Acre no contexto nacional. É, portanto, motivo de muito orgulho para nós, representantes do Estado, particularmente para quem, como este humilde orador, tem o privilégio de desfrutar de sua amizade.  

Minha confiança no sucesso dos jornalistas acreanos, na futura premiação, deve-se ao fato de que seus próprios organizadores já fizeram um comunicado otimista à direção do jornal A Gazeta. Assinado pelo Sr. Ruy Portilho, da RP Consultoria, que assessora a organização do Prêmio Esso do Brasil, o simpático recado está vazado nos seguintes termos: "Podem abrir o champanhe e comemorar. Vocês estão na final do Prêmio Esso/Norte 99, com a reportagem "A ferida está aberta", assinada por Silvio Martinello, Jaime Moreira e Lillian Orfanó".  

Estou confiante, também, no sucesso daqueles três brilhantes jornalisas do Acre. Tanto que, desde já, estou-me preparando para solicitar à Mesa do Senado Federal que lhes enderece um telegrama de felicitações pelo recebimento do Prêmio Esso/Norte de 99, um certame cuja amplidão pode ser resumida no registro de que foram inicialmente selecionados trabalhos de 786 jornalistas, hoje reduzidos a 36 finalistas.  

Muito obrigado.  

 

¿ ×


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/1999 - Página 33698