Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA INAUGURAÇÃO, NO ULTIMO DIA 22, DO SÃO LUIS SHOPPING CENTER, NA CIDADE DE SÃO LUIS/MA.

Autor
Bello Parga (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Luís Carlos Bello Parga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REGOZIJO PELA INAUGURAÇÃO, NO ULTIMO DIA 22, DO SÃO LUIS SHOPPING CENTER, NA CIDADE DE SÃO LUIS/MA.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/1999 - Página 33388
Assunto
Outros > ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, CENTRO COMERCIAL, MUNICIPIO, SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, INICIATIVA PRIVADA, CONFIANÇA, GOVERNO ESTADUAL, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ESTABILIDADE, FINANÇAS.
  • ELOGIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA), DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
  • ANUNCIO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA, ALUMINIO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), USINA, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD).
  • REGISTRO, POSSIBILIDADE, ACORDO INTERNACIONAL, LANÇAMENTO, SATELITE, BASE, MUNICIPIO, ALCANTARA (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. BELLO PARGA (PFL - MA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com grande alegria que ocupo a tribuna nesta manhã, para registrar um acontecimento auspicioso que se verificou em São Luís, capital do meu Estado.  

O São Luís Shopping Center, maior empreendimento comercial do Maranhão até esta data, foi aberto ao público a partir das 10 horas do dia 22 de novembro.  

Instalado a pouca distância do centro da cidade, o novo empreendimento foi inaugurado na noite do dia 20 de novembro, em solenidade que reuniu os Senadores José Sarney e João Alberto, a Governadora Roseana Sarney, o Prefeito de São Luís, Jackson Lago, os Governadores do Piauí, Francisco Assis Morais Sousa, e da Paraíba, José Maranhão, além de autoridades estaduais, membros do Judiciário, Deputados Federais, Estaduais, Vereadores, empresários, entre outros convidados.  

A inauguração desse shopping tem um sentido simbólico, como flagrante das condições econômico-financeiras pelas quais passa o meu Estado natal, em que o desenvolvimento de ações governamentais no campo da infra-estrutura tem propiciado a atração de empresas que ali vão sediar-se para a produção e circulação de suas mercadorias. Esse shopping center , que é o maior empreendimento em termos físicos e em termos financeiros que se verificou na capital do meu Estado, ocupa 150 mil metros quadrados, dos quais 47 mil metros quadrados só de área construída. Tem um estacionamento com capacidade para 2.500 veículos e um moderno sistema de refrigeração, segurança e iluminação. Estima-se para o mês de dezembro, por ocasião das compras natalinas, que 700 mil pessoas deverão circular por aquele centro comercial durante todo o mês. Cito também que foram empregados recursos da ordem de R$45 milhões para dotar a capital maranhense desse magnífico centro de distribuição, compra e venda de mercadorias.  

A Governadora Roseana Sarney destacou a iniciativa dos empresários que, segundo ela, não tiveram "medo de ousar, acreditando no Maranhão e acreditando no Brasil". Para a Governadora do meu Estado, o Shopping São Luís vai proporcionar mais trabalho e mais desenvolvimento para o Estado: "Com esse moderno empreendimento, os empresários demonstrarão sua confiança no Maranhão e no Governo do Maranhão".  

Cita-se também, Sr. Presidente, que o levantamento dos empregos que vão ser oferecidos pelo empreendimento é de 1.500 empregos diretos e mais de 4.000 empregos indiretos. Para João Claudino, que, em parceria com o Grupo Participa, está a frente do empreendimento, garante que a opção pelo Maranhão não foi por acaso e que teve início, no caso da sua empresa, já em 1958, com a primeira loja instalada no Estado. "Nós, como empresários - disse ele -, temos que voltar as nossas ações para o desenvolvimento e para a construção do futuro."  

Os lojistas que vão inaugurar as suas lojas naquele empreendimento estão deixando sua marca de confiança no Estado.  

Outra declaração: "O Maranhão se firma como importante Estado no cenário nacional", enfatizou, acrescentando que a inauguração de um novo shopping "é mais que um empreendimento, é um presente de Natal para a cidade de São Luís" do ponto de vista urbano. Mas do ponto de vista da distribuição e circulação de riqueza, Sr. Presidente, é inavaliável, porque a concorrência foi muito grande para a ocupação das lojas que o constituem. Basta citar que isso fez com que se instalasse no Maranhão o hipermercado Bom Preço, de um grande grupo empresarial do Nordeste.  

Voltando ainda às palavras da Governadora Roseana Sarney, disse ela que o novo e importante empreendimento comercial é resultado da ousadia dos empresários que acreditaram no Maranhão. E que, em termos de confiança no Estado, os índices médios apontaram crescimento de 8% nos últimos quatro anos, Sr. Presidente, com um crescimento médio superior ao crescimento médio que o País tem apresentado. Isso reduz o gap entre desenvolvimento inter-regional no Brasil.  

No ano de 1997, o Estado do Maranhão cresceu 13% e, no ano seguinte, registrou um dos maiores saltos de balança comercial, com um superávit na ordem US$320 milhões. O ingresso dessas divisas foi propiciado pelas atividades agrícolas, industriais e comerciais do Maranhão.  

Para o ano 2000, as perspectivas para o meu Estado não poderiam ser melhores. A Governadora assegura que o Maranhão está preparando-se para colher uma safra de grãos de dois milhões de toneladas, o que representará um crescimento de 55% em relação ao desempenho da agricultura na safra de 1999.  

Srª Presidente, Srs. Senadores, o significado da instalação desse empreendimento é a confiança que o Estado vem inspirando em todos aqueles que queiram expandir os seus negócios na área nordestina e em outras cidades do Brasil, porque estamos em condições de receber empreendimentos de quaisquer natureza, tanto na capital quanto no interior do Estado.  

Um fator básico para isso foi o fato de a Governadora ter promovido uma radical e drástica reforma administrativa no Estado, enfatizando a descentralização administrativa, o que resultou numa administração pública organizada e com as finanças devidamente saneadas, com o orçamento fiscal equilibrado, o que mostra que o Governo do Estado investiu em importantes programas de alcance social.  

Essa realidade se amplia como resultado das medidas administrativas que foram postas em prática pela Governadora Roseana Sarney e a sua equipe de jovens - técnicos do mais alto gabarito que representam a chegada à administração pública estadual maranhense da nova geração de estudiosos e de funcionários devidamente qualificados -, tendo transformado as secretarias em gerência.  

Basta citar como exemplo, Srª Presidente, que, no programa de expansão de descentralização administrativa do Estado, a Governadora vai passar mais tempo visitando o interior, permanecendo no interior do que na própria capital. Isso evitará aquela concentração, aquelas comitivas de prefeitos, vereadores e mesmo de funcionários estaduais em São Luís para resolverem os seus problemas, para exporem os seus problemas e esperarem soluções. Agora, o Governo do Estado, diretamente com os munícipes e com os habitantes mais afastados, vai auscultar, equacionar e tentar resolver os problemas que afligem a população.  

Significativas foram também as declarações do Senador José Sarney, que reafirmou a sua inteira confiança no empreendimento e nas condições de o Estado receber empreendimentos dessa natureza. Disse S. Exª: "Não se faz um empreendimento dessa magnitude num Estado que não tem perspectivas. E o Maranhão tem grandes perspectivas econômicas". S. Exª destaca a administração da Governadora Roseana Sarney, que está imprimindo essa confiança no empresariado nacional. "O Maranhão está dando exemplo de crescimento", enfatiza o Senador José Sarney.  

Porquanto, a economia do Estado vai ser grandemente reforçada com benéficos resultados e conseqüências para a população e para os trabalhadores do Estado. Está em vias de realização um projeto de ampliação da Alcoa, a implantação de uma fábrica de alumínios. Até agora a Alomar - a empresa subsidária da Alcoa no Maranhão - apenas produz e exporta alumina, que era a matéria-prima beneficiada. Agora, não. A Alcoa está implantando uma fábrica de alumínio, e isso tem um poder germinativo econômico-financeiro de grande alcance.  

Há também uma usina de pelotização da Vale do Rio Doce. Além disso, do outro lado da baía de São Marcos, há a perspectiva de a cidade de Alcântara se tornar um novo pólo mundial, o que poderá inserir o Maranhão na economia global, de lançamento de satélites. Isso já é fruto de um acordo multilateral, que já foi firmado com a Ucrânia e com os Estados Unidos. A Ucrânia fornecerá o foguete; e os Estados Unidos, os satélites. O lançamento será feito na base de Alcântara.  

Srª Presidente, Sr as e Srs. Senadores, foi por isso que me animei a vir à tribuna para compartilhar com os meus Pares do meu entusiasmo e da minha satisfação. Esses são os sentimentos da população maranhense, pela rapidez da transformação econômica por que passa o Estado; o desenvolvimento estabelecendo-se graças às ações administrativas da Governadora Roseana Sarney e de sua equipe.  

Era o que se me impunha dizer neste momento.  

Agradeço a V. Exª.  

 

U , >


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/1999 - Página 33388