Discurso no Senado Federal

NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE TOCANTINS EM UNIVERSIDADE FEDERAL.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. ENSINO SUPERIOR.:
  • NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE TOCANTINS EM UNIVERSIDADE FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/1999 - Página 33398
Assunto
Outros > SAUDE. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, UNIVERSIDADE, AMBITO ESTADUAL, QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, REGISTRO, CONVENIO, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), ESPECIFICAÇÃO, FABRICAÇÃO, MEDICAMENTOS, VEGETAIS, UTILIZAÇÃO, MEDICINA, CRIAÇÃO, CENTRO DE PESQUISA, PRODUÇÃO, TREINAMENTO, MUNICIPIO, PARAISO DO TOCANTINS (TO), GUARAI (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • REITERAÇÃO, SOLICITAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, UNIVERSIDADE, ESTADO DO TOCANTINS (TO), UNIVERSIDADE FEDERAL.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) é motivo de orgulho para todos os tocantinenses, em virtude da excelência dos cursos que ministra, das pesquisas que promove e do nível elevado de seu ensino acadêmico.  

Tanto isso é verdade que a prestigiosa Fiocruz – Fundação Osvaldo Cruz, sediada no Rio de Janeiro, está concluindo vários convênios no Tocantins, por intermédio exatamente da Unitins.  

Um desses importantes acordos é a Cooperação Mútua na área Técnico-Científica, que vai ensejar a fabricação de medicamentos fitoterápicos, com utilização da extensa flora medicinal existente no Tocantins.  

Esse ajuste permitirá o acesso à população de remédios de alta qualidade e naturais, virtualmente isentos de efeitos colaterais. Também permitirá a entrada, no Estado, de novas tecnologias na área da saúde, particularmente para a prevenção e tratamento de doenças tropicais.  

No Município de Paraíso, será criado o centro de pesquisa e produção de medicamentos fitoterápicos, que serão distribuídos à população de baixa renda.  

Também em Guaraí, será instalado centro tecnológico, destinado à qualificação e capacitação de profissionais na área biomédica.  

Esses são apenas alguns dos aspectos dos convênios celebrados entre a Fiocruz e a Unitins, que contribuirão decisivamente para a ampliação das atividades científico-universitárias no nosso Estado, beneficiando não apenas a vida acadêmica, mas toda a comunidade.  

Fazendo esse registro, desta tribuna, não podemos deixar de ressaltar que os ajustes em questão são mais uma demonstração da consolidação da Unitins e da necessidade de sua transformação na Universidade Federal do Tocantins, pleito pelo qual há tantos anos lutamos e que, temos convicção, haverá de ser atendido pelo ilustre Ministro da Educação, Sr. Paulo Renato.  

Era o que tínhamos a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/1999 - Página 33398