Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM PELOS 111 ANOS DE NASCIMENTO DE PEDRO PHILOMENO.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM PELOS 111 ANOS DE NASCIMENTO DE PEDRO PHILOMENO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/1999 - Página 33392
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, PEDRO PHILOMENO GOMES, POLITICO, INDUSTRIAL, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB - CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, figura modelar de patriarca, Pedro Philomeno Ferreira Gomes haveria de construir uma das mais sólidas obras econômicas e sociais deste século, descobrindo e multiplicando as potencialidade do meio, fundando empresas e gerando empregos, tendo sempre em vista o bem estar da coletividade. Por tudo isso, seu pioneirismo virou lenda na voz do povo.  

Nascido em Sobral a 7 de junho de 1888, filho de Francisco Philomeno Ferreira Gomes e Maria Isabel Carneiro Ferreira Gomes, Pedro Philomeno chegava a Fortaleza em 1894, aos 6 anos de idade, e, aos 16 anos já se encontrava no Rio de Janeiro ajudando seu irmão José, então comerciante de artigos finos na cidade maravilhosa. De volta à capital cearense, dois fatos muito importantes marcariam a sua existência, no ano de 1912: o casamento com Maria Júlia Machado da Fonseca ( Dona Maroquinha ) e a sua ascensão ao ambicionado posto de capitão da Guarda Nacional.  

Por injunção dos seus munícipes e animado por incontáveis amigos, em que incluía seu ilustre sogro, o escritor Júlio César da Fonseca, em 1913 fazia seu ingresso na política. Tornando-se Vereador junto à Câmara Municipal de Fortaleza. Todavia, a vocação para as lides econômicas se revelou mais forte, passando a trabalhar com seu genitor e logo sendo chamado a assumir o complexo fabril de cigarros em Fortaleza, para isso criando a empresa Philomeno, Markan & Caminha Ltda, de memorável atuação comercial em nosso meio.  

No alargamento de sua atuação no setor industrial, Pedro Philomeno Ferreira Gomes dava uma guinada a mais no beneficiamento do algodão, indo além do trabalho seletivo da pluma para fins de exportação, transformando sua usina numa indústria extrativa, do caroço do algodão passou a extrair óleo comestível e a fabricar sabão da melhor qualidade, tudo isso dentro das possibilidades tecnológicas da época. Paralelamente, fazia que os velhos teares de madeira dessem lugar a uma maquinaria capaz de produzir em escalas exportáveis, instalando em 1926 a Fabrica de Tecidos São José. Hoje nacionalmente conhecida sob a denominação de S/A Philomeno Indústria e Comércio.  

Antecipando-se em mais de 50 anos à política de reflorestamento, hoje nacionalmente institucionalizada, coube a Pedro Philomeno um estalo de autêntico pioneirismo ao substituir, cada árvore derrubada, para uso industrial, por uma muda de cajueiro. A Fazenda Guarany, em Pacajus, no Estado do Ceará, foi o parque dessa notável experiência, sendo ali plantados inicialmente 200 mil pés de caju. Essa iniciativa histórica não representou apenas um investimento econômico, funcionando, acima de tudo, como uma obra social, acolhendo numerosas famílias de trabalhadores, que passaram a ter moradias condizentes com sua capacidade de trabalho. Dessa iniciativa agro-industrial nasceu a Caju do Brasil S/A, empresa geradora de divisas para o nosso país, refletindo o talento imaginativo e criador de Pedro Philomeno Ferreira Gomes.  

Dando sua participação ao setor imobiliário e, sobretudo procurando solucionar um dos mais sérios problemas de sua época, a hotelaria, Pedro Philomeno construiu o Iracema Plaza Hotel e o Lord Hotel, considerados por muito tempo os mais modernos e confortáveis de Fortaleza, mas, afora esses dois edifícios, foi o principal responsável pela expansão urbana, especialmente no bairro de Jacarecanga, onde foi múltipla e altamente benéfica a ação imobiliária desse homem extraordinário.  

Uma obra de tamanho porte, construída numa fase histórica de tão raras iniciativas econômicas e sociais haveria de resultar na glorificação do seu grande idealizador e benfeitor, que aplicava todos os ganhos conquistados na própria terra. Pedro Philomeno Ferreira Gomes foi um dos mais autênticos e denodados pioneiros deste século, no Ceará, fazendo jus a legenda que o povo lhe outorgou, como símbolo do trabalho, da imaginação criadora e do milagre de transformar os bens da terra.  

Por todos esses motivos presto homenagem a essa empresa e ao benemérito e pioneiro que foi Pedro Philomeno Gomes.  

Era o que tinha a dizer.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/1999 - Página 33392