Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

LANÇAMENTO DE CARTILHA PELO PSDB SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLITICA E NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

Autor
Lúdio Coelho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Lúdio Martins Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO. REFORMA CONSTITUCIONAL.:
  • LANÇAMENTO DE CARTILHA PELO PSDB SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLITICA E NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/1999 - Página 34233
Assunto
Outros > FEMINISMO. REFORMA CONSTITUCIONAL.
Indexação
  • DEFESA, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, PROJETO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, MULHER, BENEFICIO, DEMOCRACIA.
  • ANUNCIO, LANÇAMENTO, MANUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ASSUNTO, PARTICIPAÇÃO, FEMINISMO, POLITICA, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, DIVULGAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • ANALISE, FALTA, INTERESSE, MULHER, POLITICA, CONVOCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, FEMINISMO, TRANSFORMAÇÃO, SOCIEDADE.
  • NECESSIDADE, REFORMA POLITICA, REFORÇO, PARTIDO POLITICO, REFORMA TRIBUTARIA, AMPLIAÇÃO, NUMERO, CONTRIBUINTE.

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um dos grandes vazios que temos, hoje, na sociedade brasileira é a carência da participação popular na construção da maioria das propostas políticas que temos feito em defesa do desenvolvimento nacional. Não aprendemos a valorizar a diversidade do nosso povo como arma em defesa do progresso. Ainda não nos conscientizamos sobre a importância estratégica dessa participação. Temos dificuldades de considerar a inteligência crítica que surge desse envolvimento por setor e por atividade econômica. Em conseqüência, marginalizamos a força de trabalho disponível e uma população razoavelmente disposta a trabalhar e a produzir, desde que convencida do valor e da finalidade desse trabalho por meio da participação.  

Ocupo esta tribuna, Sr. Presidente, no dia de hoje com enorme satisfação e até com emoção. Quero falar sobre uma fatia da inteligência e da força de produção nacional que, há anos, permanece praticamente adormecida, fora do grande cenário político de decisão nacional. Aqui estou para associar-me a outras vozes que sei, nesta Casa, terem abordado o mesmo tema de uma forma ou de outra: a mulher na política e como instrumento do desenvolvimento nacional.  

Há mais de 12 anos, venho alertando, por intermédio de pronunciamentos e de algumas ações concretas dirigidas ao povo do Mato Grosso do Sul, sobre a necessidade e a urgência das mulheres assumirem o seu papel na política. E faço isso, levando em conta o desafio nacional de, junto com as mulheres, construirmos uma sociedade igualitária, pluralista, democrática, socialmente ju(û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/1999 - Página 34233