Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 08/12/1999
Fala da Presidência no Senado Federal
RECEBIMENTO E ENCAMINHAMENTO AO ORGÃO COMPETENTE DO SENADO FEDERAL DE REPRESENTAÇÃO DE PARTIDOS DA OPOSIÇÃO, QUE SOLICITA A ABERTURA DE PROCESSO PARA APURAÇÃO DE POSSIVEL QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR PELO SENADO LUIZ ESTEVÃO.
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- RECEBIMENTO E ENCAMINHAMENTO AO ORGÃO COMPETENTE DO SENADO FEDERAL DE REPRESENTAÇÃO DE PARTIDOS DA OPOSIÇÃO, QUE SOLICITA A ABERTURA DE PROCESSO PARA APURAÇÃO DE POSSIVEL QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR PELO SENADO LUIZ ESTEVÃO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/12/1999 - Página 34267
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- REGISTRO, RECEBIMENTO, COMISSÃO, PARTIDO POLITICO, ENTREGA, REPRESENTAÇÃO, OPOSIÇÃO, LUIZ ESTEVÃO, SENADOR, ESCLARECIMENTOS, ENCAMINHAMENTO, ADVOCACIA, SENADO, POSSIBILIDADE, CONSELHO, ETICA, DECORO PARLAMENTAR, ABERTURA, INQUERITO.
- ANEXAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, OPOSIÇÃO, LUIZ ESTEVÃO, SENADOR, PARECER, JOSAPHAT MARINHO, PROFESSOR, JURISTA, APRESENTAÇÃO, JADER BARBALHO, CONGRESSISTA.
- ANUNCIO, REUNIÃO, LIDER, PARTIDO POLITICO, SENADO, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, LUIZ ESTEVÃO, SENADOR, REGISTRO, POSIÇÃO, ORADOR, EXPECTATIVA, DECISÃO, CONSELHO, ETICA.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Antes de conceder a palavra ao Senador José Eduardo Dutra, como Líder, acho que é do meu dever declarar que recebi hoje uma comissão de partidos, de um modo geral pertencentes ao Bloco de Oposição ou a ele ligado na Câmara e no Senado, trazendo uma representação contra o Senador Luiz Estevão. Em resposta, na ocasião - que evidentemente será publicada, pois a reunião foi pública -, declarei que recebia a representação e que a faria encaminhar à advogada da Casa para que fosse exarado parecer. Declarei ainda que se o parecer encaminhasse o caso ao Corregedor da Casa, S. Exª o mandaria para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Esta, por sua vez, decidiria se caberia o inquérito parlamentar.
Agora, juntarei ao material que me foi enviado o parecer do Professor Josaphat Marinho, para que a advogada tenha mais uma peça para examinar antes de exarar seu parecer. É do meu desejo, também, reunir os líderes da Casa para discutir o assunto ainda nesta sessão legislativa. Evidentemente, este é o nosso papel. Dessa decisão final do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é que se abrirá ou não inquérito na Casa. Isso ficou bem patente na reunião com os eminentes Presidentes dos partidos da Oposição.
Essa foi a posição que assumi, esta é a posição que assumo, que ainda não tem sequer um norte na medida em que não se tem o parecer da advogada da Casa.