Discurso no Senado Federal

SAUDAÇÃO AO MINISTRO ELISEU PADILHA PELAS INICIATIVAS FRENTE A PASTA DOS TRANSPORTES.

Autor
Gilvam Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Gilvam Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SAUDAÇÃO AO MINISTRO ELISEU PADILHA PELAS INICIATIVAS FRENTE A PASTA DOS TRANSPORTES.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/1999 - Página 34626
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ELISEU PADILHA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), EFICACIA, ATUAÇÃO, SETOR, TRANSPORTE.

O SR. GILVAM BORGES (PMDB-AP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é, o Ministro Eliseu Lemos Padilha, político de tendências liberais e administrador pragmático por excelência.  

Notabiliza-se, no governo de Fernando Henrique Cardoso, na defesa dos Modais Hidroviários e Ferroviários, de que, por exemplo, destaca-se a hidrovia do Madeira, por onde já transitam um milhão de toneladas de soja com destino à Holanda, perfazendo os grãos um percurso, inicialmente de 990 km de rodovias, desde a Chapada dos Perecis, no Mato Grosso, ao porto da cidade de Porto Velho, Rondônia, onde são embarcados, percorrendo, a seguir 1.100 km, por embarcações – barcaças e empurradores – até o Porto de Itacoatiara, no Amazonas. Alí, os grãos são reembarcados em navios de 60 mil toneladas, e seguem mais de 1.400 km, pelo Amazonas, aflorando no Canal Norte, precisamente no local em que se situa o Porto de Macapá, em Santana – HUB PORT -, no meu Estado do Amapá, em que as profundidades variam de 40 a 90 metros.  

Pronuncia-se, incansavelmente, o Ministro Padilha na defesa do imposto seletivo, nominado de "VERDE", reinstituindo o Fundo Nacional de Transportes (extinto pela Constituição de 1988), destinando recursos às obras de sua pasta, através de fundos, o municipal, os estaduais e o nacional de transporte a serem criados.  

Atualmente, empenha-se o Ministro Padilha na implantação da Agência Nacional de Transportes, ANT, já enviada, através de projeto de lei, pelo governo, a este parlamento, para aprovação.  

Façanha, também, do Ministro Padilha são os contatos que vem mantendo, no sentido de interação dos Ministérios dos Transportes, Minas e Energia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em prol da recuperação da indústria naval brasileira, setor que integra portos, navegação e construção de navios.  

Saúdo, portanto, o Ministro Eliseu Lemos Padilha e renovo, desta tribuna, o convite para que visite o extremo norte do País, o Oiapoque, para implantar um novo marco – o do asfaltamento da BR-156, demandando do Jari à fronteiras mais setentrionais do País.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 

e


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/1999 - Página 34626