Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 10/12/1999
Discurso no Senado Federal
COMEMORAÇÃO, HOJE, DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAGEDIA OCORRIDA COM TRABALHADORES DO DISTRITO FEDERAL, DURANTE MANIFESTAÇÃO NA NOVACAP. TRANSCRIÇÃO DA TESE 'EM DIREÇÃO A RENDA DE CIDADANIA', EXARADA POR S.EXA. NO II CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, OCORRIDO NOS DIAS 24 A 28 DE NOVEMBRO ULTIMO, EM BELO HORIZONTE.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DIREITOS HUMANOS.
POLITICA SOCIAL.:
- COMEMORAÇÃO, HOJE, DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAGEDIA OCORRIDA COM TRABALHADORES DO DISTRITO FEDERAL, DURANTE MANIFESTAÇÃO NA NOVACAP. TRANSCRIÇÃO DA TESE 'EM DIREÇÃO A RENDA DE CIDADANIA', EXARADA POR S.EXA. NO II CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, OCORRIDO NOS DIAS 24 A 28 DE NOVEMBRO ULTIMO, EM BELO HORIZONTE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/1999 - Página 34597
- Assunto
- Outros > DIREITOS HUMANOS. POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, DECLARAÇÃO, DIREITOS HUMANOS.
- CRITICA, OCORRENCIA, VIOLENCIA, CONFLITO, POLICIA MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), TRABALHADOR, COMPANHIA URBANIZADORA DA NOVA CAPITAL S/A (NOVACAP), COMENTARIO, ENCAMINHAMENTO, CONGRESSO NACIONAL, PROJETO, AUTORIA, JOSE CARLOS DIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROIBIÇÃO, POLICIA, UTILIZAÇÃO, ARMA DE FOGO, REPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
- REGISTRO, APROVAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ORADOR, ENCONTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REFERENCIA, TRABALHADOR, POSSUIDOR, DIREITOS, RENDA MINIMA, GARANTIA, CIDADANIA.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TESE, AUTORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), NECESSIDADE, FORNECIMENTO, RENDA MINIMA, TRABALHADOR, GARANTIA, CIDADANIA.
O SR. EDUARDO SUPLICY
(Bloco/PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Nabor Júnior, Srªs e Srs. Senadores, 10 de dezembro de 1999 é o dia em que relembramos a Declaração Universal dos Direitos Humanos, feita há cinqüenta e oito anos. Neste dia, é importante que venhamos a pensar em tudo aquilo que signifique avanço na conquista dos direitos da cidadania.
Ainda na semana passada, ocorreu uma tragédia no Distrito Federal, quando trabalhadores foram protestar junto à Novacap e, infelizmente, a polícia os reprimiu com tal violência que um deles foi morto, dois perderam a vista e diversos foram feridos pelo uso de armas de fogo. Hoje, anunciou-se que o Ministro da Justiça, José Carlos Dias, encaminhou ao Congresso Nacional, no dia de ontem, projeto de lei que proíbe o uso de armas de fogo por policiais em ações de repressão a manifestações de trabalhadores.
Gostaria de saudar essa iniciativa do Ministro da Justiça, mas também de ressaltar que realmente caminharemos no sentido de não precisarmos reprimir trabalhadores com essa violência que caracterizou a ação do Governo de Joaquim Roriz, no Distrito Federal, na medida em que o Brasil avançar no cumprimento dos direitos universais da pessoa humana.
A propósito, Sr. Presidente, gostaria de assinalar que, no Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, foi aprovado projeto de resolução de minha autoria no qual fica definido o direito a uma renda básica, uma renda de cidadania, de tal maneira que, para o próximo século, vamos instituí-la no Brasil de forma a mais rápida p û