Discurso no Senado Federal

CRIAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL ANTI-DROGAS, PELO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DROGA.:
  • CRIAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL ANTI-DROGAS, PELO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/1999 - Página 34729
Assunto
Outros > DROGA.
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, PROBLEMA, TRAFICO, DROGA, EFEITO, AUMENTO, VIOLENCIA, PAIS.
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, SISTEMA ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), COMBATE, DROGA, OBJETIVO, ELABORAÇÃO, POLITICA, AMBITO ESTADUAL, INVESTIGAÇÃO, TRAFICO, ENTORPECENTE.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, dentre os tantos problemas que o Brasil enfrenta, um dos mais graves, indubitavelmente, é o do narcotráfico.  

A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na Câmara dos Deputados para tratar da matéria tem levantado dados estarrecedores, e estima-se que o tráfico de entorpecentes, no Brasil, movimente cinqüenta bilhões de dólares por ano.  

É essencial que o país efetivamente se mobilize para combater esse crime hediondo, pois esta Nação já se transformou em entreposto para os narcotraficantes, tendo número avultado de dependentes de drogas. Corremos o risco, concreto, de nos transformarmos numa nova Colômbia, onde os narcotraficantes criaram uma estrutura estatal dentro do Estado legal.  

Pois bem, gostaríamos de registrar, nesta oportunidade, que no nosso Estado do Tocantins foi instituído, por intermédio do Decreto n.º 877/99, o Sistema Estadual Antidrogas.  

Esse organismo substitui o Conselho Estadual de Entorpecentes. Vinculado à Secretaria Geral do Governo, tem o propósito de formular a política estadual antidrogas, seguinte orientações normativas do Conselho Nacional Antidrogas.  

Conquanto o Tocantins registre baixa criminalidade, evidentemente não está imune ao narcotráfico. Tanto isso é verdade que, nos idos de 1994, sete e meia toneladas de cocaína foram apreendidas na Fazenda Triaglo, no Município de Guaraí.  

Temos convicção de que a Secretaria Estadual Antidrogas contribuirá decisivamente para combater o tráfico de entorpecentes no Tocantins, especialmente com a convocação, feita pela administração estadual, para que toda a comunidade colabore numa cruzada antidrogas.  

Era o que tínhamos a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/1999 - Página 34729