Discurso no Senado Federal

DEFESA DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.

Autor
Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • DEFESA DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/1999 - Página 34729
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, NECESSIDADE, URGENCIA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, PRESERVAÇÃO, ECOSSISTEMA, BACIA, RIO SÃO FRANCISCO, APROVEITAMENTO, SOLO, IRRIGAÇÃO, NAVEGAÇÃO FLUVIAL, ENERGIA, COORDENAÇÃO, SETOR, USUARIO, AGUA.
  • DEFESA, ESTUDO, CONHECIMENTO, RECURSOS HIDRICOS, OBJETIVO, PLANEJAMENTO, UTILIZAÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, ESPECIFICAÇÃO, ANALISE, CONSTRUÇÃO, BARRAGEM, AFLUENTE, AUMENTO, FLUXO, INCENTIVO, PISCICULTURA.
  • ANEXAÇÃO, DADOS, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), ESCLARECIMENTOS, CARACTERISTICA, BACIA, RIO PARACATU, ALIMENTAÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.

A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL – SE) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o rio São Francisco, como o rio da integração nacional, sempre teve grande participação no desenvolvimento da Região Nordestina. Com suas águas o rio tem promovido condições básicas de vida. Por isso, o Velho Chico – assim chamado carinhosamente por nós nordestinos - nunca foi "problema", pelo contrário, sempre proporcionou "soluções". No passado foi assim, está sendo assim e queira Deus será sempre assim.  

Para garantir esse glorioso destino é absolutamente necessário justas e profundas reflexões. Precisamos efetivamente compreender que, além de toda as dádivas que várias gerações colheram ao longo de tantos anos, e nos mais variados rincões da sua grande bacia hidrográfica, novos grandes e importantes planos estão mais uma vez contando, fundamentalmente, com os recursos hídricos do Velho Chico.  

São programas para resolverem, ainda que em parte, os grandes problemas da região, que necessitam de soluções tão breves quanto for possível.  

Programas como: O Aproveitamento dos Solos Irrigados; O aproveitamento dos Recursos Hidroelétricos; A Manutenção de Vazões de Controle da Cunha Salina no Baixo São Francisco; A Recuperação da Ictiofauna; O Aproveitamento dos Trechos Navegáveis da Bacia; A Manutenção de Vazões Esporádicas para Arraste de Sedimentos, na Foz; O Aumento da Vazão Regularizada da Bacia e A Integração de Bacias, clamam uma nova ordem que não pode mais esperar.  

Todas essas questões passam à û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/1999 - Página 34729