Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

QUESTIONAMENTOS SOBRE OS INDICES INFLACIONARIOS DIVULGADOS PELA IMPRENSA.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
  • QUESTIONAMENTOS SOBRE OS INDICES INFLACIONARIOS DIVULGADOS PELA IMPRENSA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/01/2000 - Página 225
Assunto
Outros > POLITICA SOCIO ECONOMICA.
Indexação
  • APREENSÃO, INDICE, INFLAÇÃO, PERIODO, PLANO, REAL, COMENTARIO, DADOS, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), SUPERIORIDADE, AUMENTO, PREÇO, ALUGUEL, TELEFONE, GAS, COMBUSTIVEL, ENERGIA ELETRICA, DEFESA, REAJUSTE, SALARIO, TRABALHADOR, REPOSIÇÃO, PERDA.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB – SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, à primeira vista, o povo brasileiro, por intermédio dos canais de comunicação, é orientado no sentido de que o Brasil, hoje, não vive um processo inflacionário. Logicamente, todos nós que lutamos por uma economia equilibrada, em que as empresas possam investir sem medo de uma inflação galopante, em que os trabalhadores possam receber os seus salários sem que os mesmos sejam diluídos com as altas dos preços, torcemos para que o Brasil prossiga num trabalho de recuperação total de nossa economia. Então, à primeira vista – repito -, tem-se como verdadeira a notícia de que não temos nenhuma inflação. Acontece que é a própria Fundação Getúlio Vargas que divulga a notícia de que, durante o Plano Real, tivemos uma variação de preços que atingiu 85,3%. Aparentemente, em tantos anos, em mais de cinco anos, esse percentual não significaria nenhuma inflação - em se comparando com a inflação reinante antes do lançamento do Plano Real. Entretanto, alguns produtos atingiram preços alarmantes - 85,3% foi apenas a média da inflação desde o lançamento do Plano Real, de 1º de julho de 94 a 31 de dezembro de 1999 - alguns preços tiveram altas incríveis.  

Sabemos que, ultimamente, o Governo não tem dado prioridade à construção de casas populares, o sistema habitacional brasileiro sofreu quase que uma débâcle. A Caixa Econômica Federal financia, mas não financia na mesma proporção do crescimento populacional do nosso País. Os aluguéis durante o Plano Real, segundo valores observados até 31 de dezembro do ano passado, subiram 390,64%. As comunicações – e aí estão embutidas as tarifas do próprio Governo - subiram 292,65%; o telefone fixo, por exemplo, que é o telefone residencial, subiu 291,9%; a habitação teve uma alta de 212,15%; o gás de botijão ou gás de cozinha subiu 208,18%; a gasolina teve uma alta de 129,28%; a energia elétrica, 122,84%.  

O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) – O tempo de V. Exª está esgotado, Senador Valadares. V. Exª deve se lembrar que a sua inscrição foi para uma comunicação inadiável.  

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES – Vou terminar, então.  

Ao concluir, Sr. Presidente, não quero fazer uma análise, quero apenas alertar o Governo: durante a administração do Plano Real houve inflação – para os aluguéis, ela chegou a 390%! É a hora e a vez de o Governo se sensibilizar e impedir que o trabalhador seja mais penalizado com o congelamento dos salários. É preciso que haja aumento de salários para o trabalhador, porque durante todos esses anos o trabalhador perdeu com o processo inflacionário.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/01/2000 - Página 225