Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMENTARIOS AS AFIRMAÇÕES DO MINISTRO DA FAZENDA DE QUE NÃO EXISTE VERACIDADE NAS NOTICIAS DA POSSIVEL EXTINÇÃO OU FUSÃO DO BANCO DA AMAZONIA COM A SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA. (COMO LIDER)

Autor
Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • COMENTARIOS AS AFIRMAÇÕES DO MINISTRO DA FAZENDA DE QUE NÃO EXISTE VERACIDADE NAS NOTICIAS DA POSSIVEL EXTINÇÃO OU FUSÃO DO BANCO DA AMAZONIA COM A SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 20/01/2000 - Página 560
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, INFORMAÇÃO, FERNANDO BEZERRA, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, INTEGRAÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), INEXISTENCIA, ESTUDO, FUSÃO, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM).
  • REGISTRO, AUDIENCIA, ORADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONFIRMAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, POSSIBILIDADE, EXTINÇÃO, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB).

O SR. JADER BARBALHO (PMDB – PA. Como Líder, para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, na sessão de ontem tive a oportunidade de abordar a questão relativa à especulação sobre a extinção do Banco da Amazônia ou a possível fusão daquela instituição de desenvolvimento com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – Sudam.  

Ontem, como informei à Casa, procurei o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que me informou que no âmbito do seu Ministério não havia nenhum estudo a respeito da questão. À noite, aproveitando o encontro no Palácio da Alvorada, onde vários dos Srs. Senadores estavam presentes – fundamentalmente os membros da Comissão de Assuntos Econômicos, o Presidente da Casa e os Srs. Líderes –, tive a oportunidade de indagar o Ministro da Fazenda, Pedro Malan, a respeito do assunto. Recebi de S. Exª a mesma informação: que não existe nenhum estudo e que qualquer estudo que houvesse nesse sentido, inevitavelmente, passaria pelo Congresso, ocorreriam audiências públicas, particularmente audiência das lideranças das Regiões Norte e Nordeste, caso viesse a ser ampliado esse estudo até o Banco do Nordeste.  

Mas, preocupado com o tema, Sr. Presidente, particularmente com a repercussão no meu Estado, onde lideranças administrativas e empresariais, funcionários do Banco da Amazônia e da Sudam se mobilizam no sentido de obter um esclarecimento, pedi uma audiência ao Senhor Presidente da República. Quis obter de Sua Excelência informação a respeito do assunto. O Presidente me informou que, ao lançar o Programa de Reformulação de Taxas de Juros – essas taxas ontem foram objeto de debate pelo Plenário do Senado – em relação ao FNO e ao Fundo Constitucional para o Centro-Oeste, estudos ocorreriam no sentido da modernização de órgãos como o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, mas que não havia, da parte do Governo, interesse na extinção desses órgãos, que são da maior importância particularmente no interior da Amazônia e no interior do Nordeste.  

Faço, portanto, esse registro, Sr. Presidente, como complementação ao debate ocorrido ontem neste Plenário, no sentido de esclarecer que busquei informações com o Ministro da Integração Nacional e com o Ministro da Fazenda, a quem os bancos estão vinculados, e, não satisfeito, fui buscar informação com o Senhor Presidente da República. Portanto, creio que esse episódio está encerrado.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/01/2000 - Página 560