Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO DE INICIATIVA DO SENADOR JADER BARBALHO SOBRE A REDUÇÃO DO RECESSO PARLAMENTAR.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO DE INICIATIVA DO SENADOR JADER BARBALHO SOBRE A REDUÇÃO DO RECESSO PARLAMENTAR.
Publicação
Publicação no DSF de 21/01/2000 - Página 658
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • ANUNCIO, PROVIDENCIA, MESA DIRETORA, DISCUSSÃO, TOTAL, PROPOSIÇÃO, CONGRESSISTA, ALTERAÇÃO, RECESSO, CONGRESSO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, JADER BARBALHO, SENADOR.
  • REGISTRO, TOTAL, PRESENÇA, SENADOR, SESSÃO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO.
  • ELOGIO, TEREZA CRUVINEL, JORNALISTA, TRATAMENTO, IMPRENSA, ASSUNTO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Logo que a proposta seja enviada, a Mesa tomará as providências. Já há outras propostas de Senadores e também de Deputados sobre o mesmo assunto e, portanto, as examinaremos em conjunto, talvez em uma sessão pública do próprio Senado Federal. Esse assunto é realmente de grande importância, pois esta Casa vem sendo injustiçada.

            No Senado, embora a freqüência venha sendo completa, hoje a jornalista Tereza Cruvinel tratou devidamente o assunto e fez por merecer, portanto, um voto de louvor dos Senadores, uma vez que esse assunto tem sido muito descaracterizado pela imprensa. A verdade é que tem havido uma freqüência maciça no Senado.

            Há pouco, conversei com os Senadores do Canadá e dos Estados Unidos. Nesses países, as sessões só ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras. Quando a Oposição solicita sessão nas sextas-feiras, estas acontecem dentro do entendimento com as lideranças do governo.

            Esse problema acontece no mundo inteiro. Nenhum Congresso trabalha tão intensamente, todos os dias, como o brasileiro. Daí por que a proposta de V. Exª é inteiramente correta, para que possamos discutir o assunto com franqueza, a fim de que a opinião pública tome conhecimento da verdade do nosso trabalho, inclusive da baixa remuneração dos Parlamentares.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/01/2000 - Página 658