Pronunciamento de Heloísa Helena em 27/01/2000
Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
INDIGNAÇÃO COM AS ACUSAÇÕES AO DEPUTADO JOSE GENOINO PROFERIDAS PELO DEPUTADO JAIR BOLSONARO.
- Autor
- Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
- Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
LEGISLATIVO.:
- INDIGNAÇÃO COM AS ACUSAÇÕES AO DEPUTADO JOSE GENOINO PROFERIDAS PELO DEPUTADO JAIR BOLSONARO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/01/2000 - Página 1225
- Assunto
- Outros > LEGISLATIVO.
- Indexação
-
- REPUDIO, AGRESSÃO, DEPUTADO FEDERAL, ACUSAÇÃO, JOSE GENOINO, CONGRESSISTA.
- SOLIDARIEDADE, JOSE GENOINO, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, DEFESA, DEMOCRACIA, JUSTIÇA, BRASIL.
A SRª HELOISA HELENA
(Bloco/PT - AL. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, talvez, até para que permanecesse em nossos corações e em nossas mentes essa belíssima demonstração de amor à Nação brasileira, de amor à nossa Pátria, nem precisássemos falar em comunicação inadiável, em função do belíssimo pronunciamento do Senador Pedro Simon. Mas, talvez, até se encaixe com muita precisão, porque o grande e belo amor à nossa Pátria, ao nosso País, a possibilidade e a luta para se construir uma Nação justa e igualitária, uma Nação livre e soberana, tudo isso é que motivou centenas de jovens brasileiros a arriscarem as suas próprias vidas por esta Nação, por este Brasil livre e soberano. Muitos acabaram assassinados; muitos tiveram as suas vidas destruídas pela ditadura; muitos ficaram no meio do caminho, porque não tiveram a coragem de ir adiante.
Mas muitos outros, Sr. Presidente, nos honram com as suas presenças nos mais diversos espaços. Como exemplo, o nosso querido Carlos Marighela, que já fez parte deste Parlamento - que, aliás, deveria tê-lo homenageado, mas não o fez; foi homenageado por vários parlamentares individualmente -, um companheiro que foi brutal e covardemente assassinado pela ditadura. É uma história que, em muitos momentos, fazemos questão de lembrar para que não a vejamos se repetir.
Para nossa surpresa, ou melhor, para nossa profunda indignação, hoje, pela manhã, um Deputado Federal fez um pronunciamento na Câmara, agredindo frontalmente e, como sempre, covardemente, de uma forma que levou à indignação todos os brasileiros, o nosso Deputado José Genoíno, orgulho para nós do Partido dos Trabalhadores. Orgulho para todos aqueles que lutam por uma nação igualitária, uma nação livre, uma nação de justiça social. Mas, infelizmente, mais uma vez, esse Deputado Federal...
O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - De todo o Congresso Nacional.
O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - Não são permitidos apartes durante comunicação inadiável.
A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT - AL) - O Senador Pedro Simon, embora esteja regimentalmente impedido de apartear, ratifica as minhas palavras com relação ao Deputado José Genoíno, orgulho para todo o Congresso Nacional. S. Exª é motivo de orgulho para todos os Parlamentares, para todos os brasileiros, enfim, para todos que têm no coração aquilo que o Senador Pedro Simon tão bem expressou da tribuna: o sentimento patriótico - aliás, a nossa Pátria, a cada momento, tem sido entregue ao capital financeiro internacional. E foi por esta Pátria que milhares lutaram e foram torturados covardemente; milhares tiveram suas juventudes arrancadas nos porões de sangue da ditadura. E hoje, infelizmente, esse Deputado Federal, mais uma vez, agride à Nação ao dizer que o companheiro José Genoíno teria sido delator. Como S. Exª sempre se expressou perante a opinião pública dizendo que é um torturador nato, dizendo que o problema não era torturar mas sim torturar e não matar, o que resultava exatamente no acontecido ao Padre de Alagoas, que denunciou o quase Diretor da Polícia Federal que o havia torturado.
Portanto, Sr. Presidente, manifesto a minha indignação, assim como a de todo o Congresso Nacional, especialmente dos Senadores da nossa Bancada que não puderam apartear, tendo em vista não ser possível apartes durante comunicações inadiáveis.
Sr. Presidente, assim como todos os que participaram de movimentos de luta por uma nação livre, soberana e com justiça social, o companheiro José Genoíno é motivo de orgulho não apenas para o Partido dos Trabalhadores ou para o Bloco de Oposição, S. Exª é motivo de orgulho para o povo brasileiro.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
J #