Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ENTREGA FORMAL DO RELATORIO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO AO PROCURADOR-GERAL DA REPUBLICA, DR. GERALDO BRINDEIRO.

Autor
Bello Parga (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Luís Carlos Bello Parga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • ENTREGA FORMAL DO RELATORIO DA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO AO PROCURADOR-GERAL DA REPUBLICA, DR. GERALDO BRINDEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 28/01/2000 - Página 1243
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, SENADO, GERALDO BRINDEIRO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, OBJETIVO, RECEBIMENTO, RELATORIO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, ATENDIMENTO, DECISÃO, COMISSÃO.
  • AGRADECIMENTO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, AÇÃO JUDICIAL, EFEITO, CONCLUSÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.

O SR. BELLO PARGA (PFL - MA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho dar conta à Casa do meu derradeiro ato na qualidade de Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Financeiro.  

Por força de requerimento do Senador Pedro Simon, aprovado naquela Comissão por unanimidade, como efetivamente foram todas as decisões por nós tomadas ali, ficou estabelecido que o relatório fosse entregue pessoalmente, pelo Presidente e pelo Relator, ao Exm.º Sr. Procurador-Geral da República, Dr. Geraldo Brindeiro.  

O relatório ficou pronto, recebemos o ofício assinado pelo Presidente do Senado, Senador Antonio Carlos Magalhães, mas o Dr. Geraldo Brindeiro encontrava-se ausente de Brasília, em gozo de férias. Em contato telefônico mantido com S. Ex.ª ontem, o Exm.º Sr. Procurador-Geral se prontificou a vir ao Senado a fim de combinar comigo a formalização dessa entrega, que poderia ser num ato solene.  

Todavia, Sr. Presidente, como a celeridade é essencial nesses casos, convidei o Relator, autor da peça por nós aprovada, e o Senador Pedro Simon, autor do requerimento, para vir ao meu gabinete receber o Dr. Geraldo Brindeiro. Ao recebê-lo, fizemos a entrega formal do documento, que era o relatório da Comissão, encerrada em 25 de novembro.  

Portanto, registrando esse ato quero também consignar a deferência que a Comissão e esta Casa receberam do Dr. Geraldo Brindeiro, que veio pessoalmente receber o relatório.  

A nossa Comissão fez o seu trabalho. Cabe, agora, à Procuradoria- Geral da República, com base nas leis específicas e nos códigos existentes, dar segmento àquela peça, promovendo as ações penais e ações civis porventura dela decorrentes.  

Era o que tinha a dizer.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

ten8


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/01/2000 - Página 1243