Pronunciamento de Heloísa Helena em 01/02/2000
Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
DEBATE SOBRE A QUESTÃO DE ORDEM SUSCITADA PELO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA ACERCA DA REPRESENTAÇÃO CONTRA O SENADOR LUIZ ESTEVÃO.
- Autor
- Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
- Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.
REGIMENTO INTERNO.:
- DEBATE SOBRE A QUESTÃO DE ORDEM SUSCITADA PELO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA ACERCA DA REPRESENTAÇÃO CONTRA O SENADOR LUIZ ESTEVÃO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/02/2000 - Página 1455
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA. REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- CRITICA, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DESVIO, ATENÇÃO, PROBLEMA, ETICA, LUIZ ESTEVÃO, SENADOR, INSUCESSO, OPOSIÇÃO, ELEIÇÕES, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
- EXPECTATIVA, REMESSA, DOCUMENTAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, CONSELHO, ETICA, DECORO PARLAMENTAR, OBJETIVO, RESPOSTA, SOCIEDADE, GARANTIA, DIREITO DE RESPOSTA, LUIZ ESTEVÃO, SENADOR.
A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não gostaria de tratar do mérito dessa questão, até porque, como membro do Conselho de Ética, eu não poderia opinar sobre o assunto. Já estou ficando cansada, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, porque sempre que este tema é discutido pelo Plenário, estabelece-se, especialmente pela Liderança do PMDB, algo como se este fosse um problema ou de divã ou de Lexotan para os que perderam a eleição aqui em Brasília. Isso está ficando muito cansativo, porque efetivamente o problema não é esse. O problema que está sendo discutido é de ética, sim; de abuso de prerrogativas asseguradas, sim.
Que possamos discutir isso dentro do Conselho de Ética, ótimo! Mas já está ficando demais a todo momento isso ser colocado como se fosse um problema de recalque eleitoral. Não é. O Senado está extremamente correto, e espero, como o Presidente já disse, que este assunto vá ao Conselho de Ética, a fim de que este possa se posicionar, possibilitando o livre direito de defesa. Este não é um assunto mais de partidos ou de recalque eleitoral, mas um assunto que interessa à sociedade, e todos os membros do Conselho de Ética já estão provocados moralmente. E estarão provocados efetivamente por encaminhamento da Presidência da Mesa.
É só, Sr. Presidente.