Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CUMPRIMENTOS A SELEÇÃO BRASILEIRA OLIMPICA DE FUTEBOL E A CBF PELA VAGA CONQUISTADA PARA AS OLIMPIADAS.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • CUMPRIMENTOS A SELEÇÃO BRASILEIRA OLIMPICA DE FUTEBOL E A CBF PELA VAGA CONQUISTADA PARA AS OLIMPIADAS.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2000 - Página 1945
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SELEÇÃO, BRASIL, FUTEBOL, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), OBTENÇÃO, VAGA, OLIMPIADAS, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ESPORTE, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, PAIS.
  • DEFESA, INDICAÇÃO, BRASIL, SEDE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, MOTIVO, SUPERIORIDADE, HOMENAGEM, PAIS.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, esta não é uma comunicação inadiável, mas sim uma comunicação oportuníssima. Apresento os meus cumprimentos e, acredito, os de todo o Senado Federal à Seleção Brasileira de Futebol Pré-Olímpica pela belíssima conquista de ontem, em Londrina, no Estado do Paraná. Essa conquista é muito importante para o Brasil, que está pleiteando a sede da Copa do Mundo de 2006.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o tema parece não ser muito importante, mas o é. O esporte, principalmente o futebol, é responsável pela criação de milhares de empregos e pela geração de riquezas neste País.  

Estive em Londrina, no domingo passado, assistindo à final Brasil x Uruguai, quando o Brasil se sagrou campeão do Torneio Pré-Olímpico, garantindo a sua participação nas Olimpíadas de Sidney. O Brasil demonstrou ter organização e talento. A jovem Seleção Brasileira demonstrou ter garra e determinação, e o nosso País vai-se credenciando cada vez mais para sediar a Copa do Mundo de 2006. É lógico que todos os países do mundo estão nessa disputa, estão querendo sediar essa Copa. Já faz 50 anos que o Brasil sediou uma Copa do Mundo – bem diferente das disputadas atualmente –, de que apenas 13 países participaram.  

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumprimento a Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol, o treinador, a equipe técnica e os jogadores. Gostaria de patentear a nossa confiança no Brasil em Sidney e a nossa confiança de que o Brasil vencerá essa batalha e conseguirá sediar a Copa do Mundo de 2006, que será um evento importantíssimo para o nosso País.  

É lógico que, ao sediar essa Copa do Mundo, o Brasil, o único país tetracampeão do mundo, um país hegemônico no futebol, um país que brilha em todos os esportes, irá ganhar muito. É impressionante o quanto ganha um país que sedia uma Copa do Mundo!  

Trago, então, os meus cumprimentos à Seleção Brasileira. Desejo que o Brasil consiga o mesmo êxito e o mesmo brilho em Sidney.  

Sr. Presidente, em função do tempo, para ser respeitoso e ficar dentro dos cinco minutos que me foram concedidos, peço a V. Exª que considere como lido o restante do meu pronunciamento.  

Muito obrigado.  

************************************************************************* 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, O DISCURSO DO SENADOR MAGUITO VILELA.  

************************************************************************ 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2000 - Página 1945