Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELO EXITO DO PROGRAMA LABORATORIO DE ENSINO A DISTANCIA - LED, REALIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • REGOZIJO PELO EXITO DO PROGRAMA LABORATORIO DE ENSINO A DISTANCIA - LED, REALIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
Aparteantes
Leomar Quintanilha.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2000 - Página 2201
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, RODOLFO PINTO DA LUZ, JOÃO VIANNEY, REITOR, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), TRIBUNA, SENADO.
  • ELOGIO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), DESENVOLVIMENTO, PROGRAMA, LABORATORIO, ENSINO, DISTANCIA, PRODUÇÃO, PESQUISA, METODOLOGIA, UTILIZAÇÃO, TECNOLOGIA, INTERNET, ATIVIDADE EDUCATIVA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, CONHECIMENTO.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB – SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, é claro que se pudéssemos ouvir o Senador Bernardo Cabral seria muito melhor, não só para a minha pessoa, mas para todo o Brasil. Mas ter sido citado o nome do Senador Bernardo Cabral e eu vir à tribuna pronunciar-me já é uma grande honra para mim.  

Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, neste instante, quero registrar o que a Universidade Federal de Santa Catarina vem realizando no campo da comunicação, no campo da universidade virtual, no campo do ensino à distância.  

Antes de iniciar esta minha exposição, assinalo a presença na tribuna de honra do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Rodolfo Pinto da Luz, e também de um dos iniciadores, um dos idealizadores deste Curso de Ensino à Distância, o Professor João Vianney.  

Sr. Presidente, o Senado também vem realizando o sistema de interlegis, que está sendo implantado para comunicação entre esta Casa e o Congresso Nacional com as Assembléias Legislativas do Brasil inteiro e as Câmaras Municipais.  

O projeto da Universidade Federal de Santa Catarina, de ensino a distância, a chamada universidade avançada que está atuante na formação e no aperfeiçoamento de diversas entidades, contando, inclusive, com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. É um negócio extraordinário para o Brasil e que passo a expor, Sr. Presidente e nobres Colegas.  

Venho hoje à tribuna desta Casa movido por uma grande sensação de orgulho e regozijo. Esses sentimentos se mesclam indelevelmente em minh’alma, por, pelo menos, duas razões. É que vou falar aos nobres Colegas de uma experiência plena de êxito, que está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina, a nossa UFSC. Trata-se da profícua atuação do Laboratório de Ensino a Distância – LED , pioneiro no País em produzir pesquisa e desenvolvimento de metodologias para o uso educacional das tecnologias de videoconferência, teleconferência, Internet, vídeo-aulas, CD-ROMs, sistemas 0800 de discagem direta gratuita, além de materiais impressos.  

Estar esse formidável projeto de ensino a distância sendo desenvolvido justamente na Universidade do meu Estado e estar ele obtendo reconhecido sucesso em sua área de atuação são razões bastantes e suficientes para justificar o orgulho e o regozijo que me acompanham no momento em que assomo a esta tribuna. Além do mais, Sr. Presidente, estar essa experiência tão exitosa voltada exatamente para a área da educação, democratizando e ampliando os meios de acesso ao conhecimento, é uma razão adicional a justificar nosso júbilo.  

Há quem defenda a relevância da educação, por entender que ela está intrinsecamente vinculada ao processo de desenvolvimento econômico das Nações. Outros a defendem veementemente, por verem nela a garantia de oferta de profissionais qualificados ao mercado de trabalho. Outros mais a reivindicam com urgência, porque sabem que na educação está o instrumento capaz de preparar o trabalhador brasileiro para o cenário globalizado da atualidade. São todas razões das quais não nego a fundamentação.  

Mas vejo mais, Sr. Presidente e nobres Colegas! Vejo na educação, sob qualquer de suas formas, o sustentáculo das civilizações, o repositório dos valores culturais dos povos, a semente de continuidade entre as gerações. Quanto maiores nos parecerem os desacertos de uma época, mais superlativa se torna a importância da educação, nem que seja, ao menos, para nos dar consciência da gravidade das questões que nos envolvem.  

É por isso que atuações de sucesso no campo da educação têm de ser reconhecidas e exaltadas. Esse é caso do Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Criado em julho de 1995, o Laboratório propiciou o aparecimento dos primeiros cursos de pós-graduação a distância no Brasil, por intermédio da Internet e de sistemas de videoconferência, já naquela época. Em 1996, a Universidade Federal de Santa Catarina oferecia, em caráter de exclusivo pioneirismo no Brasil, o primeiro curso de mestrado a distância. Em parceria com a empresa Equitel, do Grupo Siemens, 35 engenheiros da planta industrial de Curitiba assistiam a aulas por videoconferência, complementando o aprendizado com tutoria presencial.  

No ano seguinte, um grupo de 22 engenheiros da Petrobrás, lotados em seis cidades do litoral brasileiro, iniciavam mestrado em Logística. Além de contarem com aulas por videoconferência, alunos e professores dispunham de um site na Internet, um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse software, que usava a metáfora de um campus universitário virtual, os alunos estudavam a distância, utilizando espaços como Biblioteca, Escaninho Digital para entrega de trabalhos, Salas de Discussão e de Reuniões para trabalhos em grupo, mesmo estando os alunos em cidades diferentes, e Mailbox com endereçamento automático de mensagens entre alunos e professores.  

O primeiro curso de especialização usando a Internet como mídia interativa principal veio logo a seguir. Teve início em março de 1998. Em parceria com o Senai, 50 funcionários da instituição, lotados em 35 cidades, acompanharam o curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico. Todos eles tinham acesso a um novo site com espaços de aula interativa, tira-dúvidas, bibliotecas, além de workshops presenciais ao final de cada disciplina.  

Ainda no primeiro semestre de 1998, iniciavam-se dois novos cursos de especialização, utilizando videoconferência e Internet. Um deles, em parceria com a empresa Alumar - Consórcio Alumínio do Maranhão -, beneficiou 25 alunos na Cidade de São Luís do Maranhão, na área de Engenharia de Produção. Em outra parceria, dessa vez com o Grupo Siemens, foi oferecido curso de especialização em Ergonomia para uma dezena de alunos da Cidade de Curitiba.  

No mesmo período, seis novos cursos de mestrado e um de doutorado tiveram início. Em maio do mesmo ano, ou seja, ainda em 1998, a Universidade Federal de Santa Catarina tornou-se a primeira universidade brasileira a oferecer curso de doutorado a distância.  

É preciso que se ressalte, Sr. Presidente, que o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC é um centro de excelência no País. Ali se produz metade da produção científica brasileira na área. Há dez anos, o Programa vem recebendo nota máxima na avaliação do Ministério da Educação.  

Graças à operosidade do Laboratório de Ensino a Distância, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção está-se apropriando das ferramentas necessárias para atender a grandes contingentes de alunos ou treinandos em todo o Brasil. Além disso, com o uso da educação a distância, vem sendo fortalecida a tão desejável integração universidade/empresa. O êxito da atuação do Programa de Pós-Graduação na criação de estratégias metodológicas e de gerenciamento tecnológico para o ensino a distância faz desse programa uma referência nacional na área.  

O Sr. Leomar Quintanilha (PPB – TO) – Nobre Senador Casildo Maldaner, V. Exª me permite um aparte?  

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB – SC) – Concedo o aparte ao nobre Senador Leomar Quintanilha, com muita honra.  

O Sr. Leomar Quintanilha (PPB – TO) – Senador Casildo Maldaner, atento ao seu discurso, não sem uma pontinha de inveja, noto que V. Exª registra, com muita propriedade, a importância da participação da Universidade Federal de Santa Catarina no processo de desenvolvimento daquele Estado, nas mais diversas atividades - não só nas atividades pedagógicas, mas nas atividades de pesquisa, principalmente. E, seguramente, como a escola é o rotor do desenvolvimento de qualquer povo, essa insigne unidade de ensino tem dado essa contribuição, não só ao seu Estado, mas, por extensão, a todo o País. Digo não sem uma ponta de inveja, porque o Estado que represento, Tocantins, ainda é o único Estado brasileiro que não tem uma universidade federal. Fico a imaginar as vantagens, a contribuição que a universidade federal poderia dar ao processo de desenvolvimento do meu Estado, que experimentou, por muito tempo, uma verdadeira drenagem de esforços e de inteligência da nossa juventude, que buscava outros Estados para concluir o ensino superior. E, via de regra, as novas e futuras cabeças pensantes do Estado, por razões emocionais, casavam-se e ficavam nesses outros Estados, talvez até no Estado de V. Exª. E, também por razões profissionais, arranjavam emprego em outros Estados, lá ficavam e não voltavam ao Estado do Tocantins para dar a sua contribuição. Foi preciso uma ação enérgica e corajosa do Governador Siqueira Campos para criar a Universidade do Estado do Tocantins, apenando sobremodo o Estado, que teve de desenvolver e desviar recursos imensos para essa atividade, que é fundamental. Cumprimento V. Exª e associo-me a esse registro imperativo e importante que faz do inestimável trabalho que presta ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil a Universidade Federal de Santa Catarina.  

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB – SC) – Acolho o seu aparte com muita honra, Senador Leomar Quintanilha. Sei que V. Exª também é um homem ligado à educação no seu Estado, já conhecido no Brasil inteiro. E o depoimento de V. Exª não só orgulha o nosso Reitor que está aqui, Rodolfo Pinto da Luz, e o Professor João Vianney, mas também os catarinenses que estão ouvindo o seu depoimento pela TV Senado.  

Tenha certeza, Senador Leomar Quintanilha, que o Laboratório de Ensino a Distância, criado pela nossa Universidade Federal, poderá promover a interligação, quem sabe, da nossa universidade com a Universidade do grande e operoso Estado do Tocantins. E essa interligação, sem dúvida alguma, será importante para que, juntos, possamos crescer cada vez mais.  

Pensar que, há poucas décadas, era impossível imaginar que alunos pudessem assistir aulas sem ir à escola, faz-nos hoje, diante dos recursos da interatividade, sentir que chegamos ao futuro. Aulas são assistidas sem a presença física dos alunos. Onde estão eles? Em qualquer parte do Brasil, em qualquer lugar do mundo. Não importa onde, basta que tenham acesso a um computador. A tecnologia de videoconferência, à diferença de outros cursos veiculados pela TV, permite a interatividade entre as pessoas. Se um aluno não entender algo, por exemplo, poderá perguntar quando quiser. Ele estará sendo filmado e visto em tempo real pelo professor e pelos colegas em outras cidades. Além disso, poderá acessar material suplementar às aulas e trocar idéias com os outros alunos. Os professores falam de um estúdio equipado com câmara de vídeo, computador, videocassete e uma espécie de quadro-negro virtual.

 

O ensino aliado à tecnologia produzida pela nossa Universidade Federal não se restringe ao âmbito da educação formal e acadêmica. Ele também envereda pela área de capacitação profissional, em atendimento a uma demanda cada vez mais crescente.  

Em 1997, por exemplo, o Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina enfrentou um grande desafio. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE tinha um programa concreto: precisava treinar 2.730 técnicos, distribuídos em 527 cidades de todos os Estados brasileiros, em tempo rápido e a baixo custo, capacitando-os para a aplicação de uma pesquisa econômica em todo o território nacional. A solução encontrada pelos técnicos do Laboratório de Ensino a Distância veio na forma de oferta de um Curso de Contabilidade de Empresas a Distância, específico para capacitar os técnicos do IBGE. Resultado: todos os alunos, de todos os cantos do País, receberam treinamento na forma de videoconferência, esclareceram as suas dúvidas em várias sessões interativas, além de contarem com um kit de material de auto-aprendizagem, no qual constava o manual do aluno, apostila, fita de vídeo e formulários de avaliação do curso. Com os recursos metodológicos e a metodologia de educação à distância, o IBGE teve considerável ganho de escala na otimização dos investimentos em treinamento.  

Em um tempo em que as barreiras entre os países se desfazem com as facilidades da Internet, há necessidade cada vez maior de atualização profissional periódica. Entram, aí, confortavelmente, os cursos de aperfeiçoamento a distância. As maiores vantagens do uso de equipamentos virtuais estão na possibilidade de atendimento simultâneo a um número maior de alunos, empresas e instituições e na permanência do treinamento em seu posto de trabalho. Não há, sequer, a necessidade de a empresa substituir o profissional que se ausentou para treinamento.  

Calcula-se que os custos da empresa com essa forma de atualização do conhecimento dos seus empregados se reduzam em cerca de 80%, se comparados ao do esquema tradicional de manter o funcionário em uma instituição de ensino e substituí-lo por outro, já que ele pode ficar no seu local de trabalho e, nos horários marcados, participar das aulas de videoconferência, recebendo as instruções, sem a necessidade do seu deslocamento. Há, portanto, uma economia de deslocamento, de alojamento e não há necessidade de substituição do profissional em treinamento, o que, sem dúvida alguma, gera uma economia de cerca de 80%. Além disso, ampliam-se as fontes de informação do treinando, conferindo-lhe ainda maior velocidade de acesso ao conhecimento. E não há dúvida, Sr. Presidente, nobres Colegas, que por meio do ensino a distância, com o treinamento e o aperfeiçoamento, o estudante poderá ficar no seu local de trabalho, e nos horários definidos participará das aulas de vídeo-conferência, receber as instruções e inteirar-se do material recebido sem se deslocar. Isto proporcionaria economia de deslocamento, de alojamento, etc e os técnicos entendem que ela seria cerca de 80% .  

Há outra área na qual o Laboratório de Ensino a Distância vem demonstrando a sua competência: a de capacitação de docentes. Em 1996, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, foi produzido um ciclo de Teleconferência sobre Tecnologia em Educação. O curso, de 20 horas, atingiu 7.750 professores em 1.326 escolas públicas do Estado, com recepção por antenas parabólicas. No ano seguinte, 40 mil professores da rede estadual catarinense tiveram oportunidade de participar de um ciclo de estudos pedagógicos a distância, que utilizou 32 horas de teleconferência, videodocumentários, material impresso e sistema de tutoria off-line. 

E o Laboratório de Ensino a Distância não pára. Há registro de muitos outros cursos em 1999: Curso de Controle da Gestão Ambiental, para 40 auditores do Tribunal de Contas da União, em 27 capitais; Curso de Gestão Escolar, para 1.328 diretores de escolas públicas municipais; Curso de Criação de Empresas, para 1.760 microempresários; Curso de Engenheiro Empreendedor, para mil estudantes de Engenharia em todo o País.  

Além dos cursos inteiramente formatados e gerenciados pelo programa, o Laboratório também produz materiais instrucionais multimídia e de apoio ao ensino presencial. Vídeos educativos, CD-ROMs, softwares educacionais e CBTs são criados e produzidos sob demanda. O Laboratório de Ensino a Distância já produziu 25 vídeos para o programa TV Escola, do MEC; mais de 10 vídeos para programas educativos do Ministério da Saúde; além de uma série de seis vídeos com programas educativos para a Secretaria de Educação de Santa Catarina.  

Eu poderia me alongar por muitas páginas mais, Sr. Presidente, nobres colegas, falando das realizações da Universidade Federal de Santa Catarina no âmbito da educação a distância. Mas creio que já dei uma imagem da extraordinária operosidade do grupo de professores, técnicos e alunos reunidos em torno do Laboratório de Ensino a Distância . Se o Laboratório de Ensino a Distância desponta hoje, no cenário nacional e internacional, como um núcleo de referência para a pesquisa e a produção de cursos de educação a distância, com o uso de novas tecnologias, o mérito deve ser creditado a esse grupo de professores e especialistas que, dotados de vontade e de crença na educação, apostaram no futuro. Mérito também deve ser creditado ao Reitor atual, Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz – que temos a honra de tê-lo, aqui, presente na tribuna de honra –, por estar conduzindo a Universidade para portos tão seguros.  

Gostaria de mencionar o nome de alguns dos fundadores do Laboratório, mesmo sabendo que estarei deixando de fora dezenas de outros especialistas, que, imbuídos da mesma vontade e crença, perfilham os ideais norteadores do Laboratório de Ensino a Distância . Voltemos para o ano de 1995, quando o coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do nosso Estado, Professor Ricardo Barcia, convida o Psicólogo João Vianney, que para nossa honra também está presente na tribuna de honra, e o produtor Arthur Emmanuel para estruturarem e gerenciarem o Laboratório. Estava à frente da Reitoria, na época, o Professor Diomário de Queiroz, que tem seu trabalho continuado pelo nosso Reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.  

Naquele mesmo ano, ou seja, naquela metade de ano, uma vez que o Laboratório foi criado em junho, foram oferecidos vários cursos. De lá para cá, o Laboratório apenas deu prosseguimento a uma trajetória de crescimento que já estava embutida na concepção original da criação do projeto.  

A dimensão e a importância estratégica das inovações feitas no trabalho desenvolvido no Laboratório estão registradas na última edição da revista Estudos, da Associação Brasileira das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior. O artigo Universidade Virtual: Oportunidade de Crescimento ou Ameaça para as Instituições de Ensino Superior mostra, claramente, esse trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina. No entanto, em função do tempo, não vou lê-lo, mas gostaria de solicitar à Presidência da Mesa que esse artigo escrito pelos Professores Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e Ricardo Miranda Barcia e pelo Psicólogo João Vianney fosse transcrito nos Anais da Casa.  

Encaminho, portanto, à Mesa o artigo intitulado " Universidade Virtual: Oportunidade de Crescimento ou Ameaça para as Instituições de Ensino Superior, publicado na revista Estudos, da Associação Brasileira das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior, para que seja publicado nos Anais do Senado Federal. É um trabalho extraordinário, e o Brasil vai se interessar pelo assunto.  

O artigo mostra que a Universidade Federal de Santa Catarina, ao lado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, da Universidade Anhembi-Morumbi, da Univir da Faculdade Carioca e da Universidade de Brasília, está liderando no Brasil o nascimento de uma nova geração de educação a distância. A partir de agora, qualquer computador conectado à Internet transforma-se numa sala de aula virtual.  

Neste momento em que o Ministério da Educação analisa a possibilidade de se criar a Universidade Virtual Pública Brasileira, o professor João Vianney, que aqui se encontra, acredita que a Universidade Federal de Santa Catarina tem todas as condições para fornecer ao País os caminhos para a formação dessa rede nacional de universidades, para atuar em educação a distância. Nós também acreditamos nisso e nos orgulhamos das conquistas que o Laboratório de Ensino a Distância da nossa Universidade Federal vem alcançando.  

Por isso - finalizando esse registro que faço, com muita honra, no plenário do Senado -, ainda tomado dos sentimentos de orgulho e regozijo com que iniciei este pronunciamento, dirijo minhas últimas palavras a esses intrépidos professores que fazem dos ideais do Laboratório de Ensino a Distância o norte de suas próprias vidas. Parabéns a todos eles. Parabéns por estarem levando a educação a milhares de pessoas. Parabéns por ajudarem a tornar concreto o sonho da democratização do acesso ao ensino, ao conhecimento, à informação. Parabéns por estarem, com o seu trabalho profícuo, contribuindo para fazer do Brasil um País melhor e mais justo.  

O Sr. Bernardo Cabral (PFL - AM) – V. Exª me permite um aparte?  

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC) – Eu não poderia encerrar sem ouvir o eminente Senador Bernardo Cabral, representante do Amazonas e personalidade conhecida no Brasil inteiro.  

O Sr. Bernardo Cabral (PFL - AM) – Senador Casildo Maldaner, não é surpresa para este Plenário o que V. Exª acaba de fazer: um discurso denso, sério, próprio de quem já governou o seu Estado e de quem atuou na Comissão Parlamentar de Inquérito de Títulos Públicos, a chamada CPI dos Precatórios, com absoluta dedicação. V. Exª aborda o tema da educação universitária e cita o trabalho dessa revista. Eu não poderia silenciar, deixar de aplaudi-lo, de levar os meus cumprimentos a V. Exª, até porque V. Exª é um colega que, ao iniciar o seu discurso, fez o registro da simpatia e da amizade que há entre mim e V. Exª. O tema educação não vai se exaurir enquanto pessoas que têm responsabilidade na sua atuação fizerem o que V. Exª acaba de fazer. Meus cumprimentos, Senador Casildo Maldaner.

 

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC) – Senador Bernardo Cabral, com muita honra recolho o aparte de V. Exª. Não poderia haver coroamento melhor do que o de encerrar o meu discurso com as palavras do Relator da Constituinte de 1988, ex-Ministro da Justiça, ex-Presidente da OAB, conhecido professor, grande colega. Faço esse registro na presença do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor João Vianney.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

************************************************************************** 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR CASILDO MALDANER EM SEU PRONUNCIAMENTO.  

******************************************************************************* 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2000 - Página 2201