Fala da Presidência durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO QUADRAGESIMO ANIVERSARIO DA CRIAÇÃO DA SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE - SUDENE.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO QUADRAGESIMO ANIVERSARIO DA CRIAÇÃO DA SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE - SUDENE.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2000 - Página 2160
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), ELOGIO, INICIATIVA, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, ORGÃO REGIONAL.
  • DEFESA, NECESSIDADE, REVIGORAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), OBJETIVO, REFORÇO, REGIÃO NORDESTE, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Srªs e Srs. Senadores, Sr. Ministro, Sr. Superintendente da Sudene e demais funcionários dessa instituição, participo também, como nordestino, desta homenagem à Sudene, à qual a Mesa se associa integralmente.

Diversos oradores, como Francelino Pereira, Geraldo Melo, Lúcio Alcântara e Eduardo Suplicy, exaltaram a Sudene e, ao mesmo tempo, querem vê-la mais forte, como eu também, para que possa prestar os serviços que no passado prestou à região nordestina.

Saúdo, portanto, Juscelino Kubitschek, que criou este Órgão para diminuir as desigualdades regionais, e,. realmente, ele prestou grandes e relevantes serviços a nossa Região e, no caso particular, à Bahia, no que diz respeito a seu Pólo Petroquímico. A Sudene teve, sem dúvida, uma posição importante para, não apenas o desenvolvimento, mas para evitar a queda ainda maior da região nordestina. Hoje, entretanto, a Sudene não dispõe dos mesmos mecanismos para agir na região, merecendo reformulações para que bem possa atuar.

O Ministro Fernando Bezerra, aqui presente, nosso Colega, tem esse desejo que deve ser feito em harmonia com os Estados nordestinos. Temos aqui, inclusive, um Senador que foi Superintendente da Sudene, Senador Paulo Souto, que mostrou a sua capacidade, mais uma vez, de administrador público nessa Instituição. Temos aqui - aí digo sim - o maior e melhor exemplo de que a Sudene necessita trabalhar com empresários sérios, dignos, sejam eles de onde for, como é o caso do Senador José Alencar, um homem vitorioso na sua vida de homem de negócios e na atividade política e de uma exemplar atuação também. Cresceu com a sua empresa dentro dos instrumentos legais que lhe foram dados e os utilizou com a dignidade que fazem os grandes empresários, merecendo, por isso mesmo, o louvor de exemplo de empresário da Sudene, no Nordeste.

Quero, neste instante, dizer que nós todos, do Nordeste em particular, que participamos da Sudene, temos obrigações com o País e com a Região. Temos que nos unir cada vez mais para fortalecer a região nordestina, com a Sudene forte. E não desejamos também que a Sudene seja apenas um órgão a mais na estrutura administrativa do País, sem realizar um trabalho que merece. A ser assim é até melhor que não exista. Ela tem que existir forte; tem que existir dentro de um trabalho de seriedade, com outros objetivos que não somente os da sua fundação, porque já prestou os serviços que tinha que prestar à Região, mas com uma visão maior quanto a essa Região, que cresce pouco em relação ao País, a despeito de dizerem o contrário.

Portanto, nesse instante, exorto todos os Senadores, em particular os do Nordeste, que se unam para fortalecer a Sudene, fortalecer o Nordeste e exigir um tratamento mais correto em relação a esta Região do País, que precisa ter o apoio do Governo Federal, dos políticos em geral, dos empresários que tenham compreensão de que o Nordeste tem que crescer, se industrializar e se tornar uma Região forte como as outras do Sul e do Sudeste.

Agradeço à Sudene.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2000 - Página 2160