Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, OCORRIDO ONTEM, DO EX-SENADOR RACHID SALDANHA DERZI.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, OCORRIDO ONTEM, DO EX-SENADOR RACHID SALDANHA DERZI.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2000 - Página 2277
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RACHID SALDANHA DERZI, EX SENADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG. Para encaminhar a votação.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, permitam-me a emoção, pois acabo de ser surpreendido pela notícia do falecimento de um amigo por inteiro, uma pessoa cativante, um líder vitorioso, um esposo invulgar, um pai de família dos melhores do mundo e, ao mesmo tempo, um homem de vida ilibada, vitorioso no plano econômico, mas que devolveu, na função missionária de parlamentar e político, tudo o que possuía na alma, no espírito, no coração, em suas empresas e no seu trabalho para o bem-estar social do povo brasileiro.

Confesso a V. Exª que não dá para entender. Saldanha Derzi não deveria morrer. Mais de oitenta anos? Não! Absolutamente!

A verdade é que esta Casa está entristecida. Isso não ocorre apenas com os Senadores de Mato Grosso do Sul ou com os homens e os líderes do povo de Ponta Porã; não apenas com a gente de Campo Grande, mas com toda a sociedade brasileira, representada por esta Casa, onde S. Ex.ª serviu com devoção, conciliando o trabalho, o arrojo e a coragem - que era uma virtude do seu coração - com o dever de servir ao seu Estado, a sua Região e à instituição parlamentar no Brasil.

A noticia é arrasadora! Não vou pedir que a Casa suspenda os seus trabalhos; ao contrário, eles devem continuar, em homenagem a um dos homens mais honrados, mais trabalhadores e a um dos meus melhores amigos.

A Edviges, particularmente, um abraço carinhoso, para que ela tenha resignação cristã para suportar a dor da perda e a ausência do seu esposo, que a acompanhou durante toda a sua vida.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2000 - Página 2277