Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, OCORRIDO ONTEM, DO EX-SENADOR RACHID SALDANHA DERZI.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PFL - Partido da Frente Liberal/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, OCORRIDO ONTEM, DO EX-SENADOR RACHID SALDANHA DERZI.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2000 - Página 2276
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RACHID SALDANHA DERZI, EX SENADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PFL - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na tarde de ontem, faleceu o ex-Senador Rachid Saldanha Derzi.

O requerimento subscrito por mim e pelos eminentes Senadores Ramez Tebet e Lúdio Coelho consagra a nossa presença neste momento triste da família do ex-Senador. Tanto o Senador Lúdio Coelho quanto o Senador Ramez Tebet encontram-se em Mato Grosso do Sul, nos funerais de Rachid Saldanha Derzi.

Senador por três vezes nesta Casa, homem de uma história política extensa no Estado do Mato Grosso do Sul e no Brasil, filho de Ponta Porã, faleceu aos oitenta e três anos de idade. Exerceu mandato popular por dez eleições consecutivas: desde Vereador em Ponta Porã, duas vezes Prefeito também de Ponta Porã, quatro vezes Deputado Federal, três vezes Senador e, inclusive, Senador constituinte. Em sua vida pública, a sua atuação foi consagrada com diversas condecorações: Comendador da Ordem do Cedro do Líbano; Grande Oficial da Ordem Asteca, no México; Grande Oficial da Ordem de Omahiá, na Síria; Grande Oficial da Ordem do Rio Banco, no Brasil; Comendador da Ordem do Mérito Jurídico e Social do Brasil; Medalha do Mérito Indigenista da Funai, na categoria honoris causa.

Mato Grosso do Sul sente-se, hoje, entristecido pela perda da grande figura de Rachid Saldanha Derzi. Nesta Casa, a sua presença ainda é sentida não só na saudade, mas também no registro dos atos que aqui praticou como Senador da República. Deixou um contingente muito grande de amigos e uma importante tarefa cumprida, que honra o povo de Mato Grosso do Sul e o Brasil.

Nesta homenagem que fazemos - os três Senadores de Mato Grosso do Sul -, enviamos condolências e um sentido abraço a sua família, a D. Edviges, sua eterna companheira de todos os momentos, que até o último instante de sua vida esteve ao seu lado, com dedicação extrema e reconhecida por todos. Mandamos também um sentido abraço de condolências aos seus filhos Carlos Magno e Flávio Derzi, esse último Deputado Federal.

Fica, portanto, o registro não só dos seus amigos, mas desta Casa, que reconhece o trabalho profundo e amplo exercido por Rachid Saldanha Derzi em toda a sua vida, seja como político ou como médico que iniciou a sua carreira em Ponta Porã.

Os Senadores Francelino Pereira e Romeu Tuma também se solidarizam com este voto de pesar, transmitindo à família as suas condolências.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2000 - Página 2276