Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DISCURSO DE DESPEDIDA DA LIDERANÇA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES.

Autor
Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • DISCURSO DE DESPEDIDA DA LIDERANÇA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2000 - Página 2403
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, ORADOR, LIDERANÇA, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, SENADO.
  • ANUNCIO, POSSE, HELOISA HELENA, SENADOR, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB).
  • AGRADECIMENTO, SENADOR, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, APOIO, EXERCICIO, ATIVIDADE, LIDERANÇA.

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT – AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, com alegria, uso desta tribuna para, nesses cinco minutos a mim concedidos para uma comunicação inadiável, informar à Casa que estará assumindo a Liderança do Bloco, a partir de agora, a querida Senadora Heloisa Helena.  

Esse foi um desafio vivido por mim durante este ano. Se não fosse a ajuda dos colegas de Bancada do Bloco, se não fosse – embora de forma, às vezes, divergente – o respeito e a convivência solidária com os colegas da Casa, todo esse trabalho teria sido bem mais pesaroso e difícil para uma pessoa que cumpriu o papel de Líder do Bloco de Oposição – inicialmente com 14 Srs. Senadores, depois com 13 -, que tem uma responsabilidade muito grande neste País.  

Fico feliz em ter substituído dois colegas de capacidade inquestionável, como o Senador José Eduardo Dutra e o Senador Eduardo Suplicy, e, mais, por estar passando agora o cargo a uma outra mulher, dando uma demonstração de que, na nossa Bancada, a questão de gênero é contemplada em todos os seus aspectos, quer pelo número de parlamentares da nossa Bancada, quer pela posição que ocupamos de fato dentro dessa Bancada.  

Agradeço por tudo que foi, durante esse ano, a Liderança do Bloco e não apenas aos colegas que me ajudaram nessa tarefa.  

Eu estaria mentindo se não dissesse que tenho, por estilo, a idéia de que o poder deva ser exercido de forma diluída, de que as ações políticas devam ser horizontalizadas. Isso faz parte das minhas concepções políticas. Devemos delegar ao máximo. Não importa quem fez o gol, o importante é que o gol aconteça. Não estaria sendo verdadeira se dissesse que, em dividindo as tarefas, estava apenas cumprindo com as minhas concepções ideológicas e de postura de vida. Muitas delas foram delegadas porque, na minha Bancada – graças a Deus! – havia pessoas muito mais competentes do que eu para tratar de determinados assuntos, e, ao invés de me sentir inibida por confessar isso, sinto-me orgulhosa de saber que, nesta Bancada, temos muitos talentos.  

Até brinquei, hoje, com um jornalista, quando ele me perguntou: "Senadora, como foi esse um ano de Liderança do Bloco?" Não quero assustar a minha querida colega Senadora Heloisa Helena, que vai assumir essa função com muita galhardia. Mas, como nem S. Exª nem eu somos iguais ao Senador Eduardo Suplicy, que é lutador de boxe, eu respondo com uma história que meu pai contava, talvez até folclore. Ele dizia que Pelé treinava com dois pesadíssimos sacos de areia nas pernas e, quando ia jogar, tirava os sacos de areia e corria como uma pluma. Nesse ano de Liderança, creio que eu estava com aqueles sacos de areia do Pelé nas pernas, de sorte que agora, assumindo apenas o meu gabinete como representante do meu Estado, com os meus temas sobre desenvolvimento sustentável, Amazônia, meio ambiente, gênero e direitos humanos, vou-me sentir como uma pluma. Estou passando não dois pesados sacos de areia para a minha querida colega Senadora Heloisa Helena, mas um exercício de trabalho que não é fácil do ponto de vista do que operamos aqui, mas que se torna fácil e leve pela forma como a nossa Bancada nos ajuda a desenvolvê-lo.  

Agradeço os Srs. Senadores e colegas de Bancada, os demais Líderes com os quais aqui nos relacionamos, e, de forma especial, aqueles que são o sustentáculo desta Liderança. Aprendi com quantos assessores se faz uma Liderança de Oposição e sinto-me orgulhosa pelos assessores que tenho, que asseguram o nosso brilhantismo.  

Albert Einstein sempre dizia: "Se vejo mais longe do que os outros, é porque me apóio sobre ombros de gigante". Um outro pensador, Leo Buscaglia, disse que nós, seres humanos, somos todos anjos com uma só asa e só conseguimos voar quando estamos abraçados. De sorte, Senadora Heloisa Helena, que minha pequena asa, minha pequena pena, já está emprestada a V. Exª para que possamos voar abraçadas e tenho absoluta certeza de que esse é o sentimento da nossa Bancada.  

Muito obrigada. Passo com muito orgulho e satisfação a Liderança do Bloco da Oposição à Senadora Heloisa Helena. (Palmas)  

 

t a ¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2000 - Página 2403