Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. EM PROTESTO CONTRA O ASSASSINATO DO SR. EDSON NERIS DA SILVA, POR MEMBROS DA GANGUE INTITULADA "CARECAS DO ABC".

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. EM PROTESTO CONTRA O ASSASSINATO DO SR. EDSON NERIS DA SILVA, POR MEMBROS DA GANGUE INTITULADA "CARECAS DO ABC".
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2000 - Página 2417
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MANIFESTAÇÃO, PRAÇA PUBLICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PROTESTO, HOMICIDIO, EDSON NERIS DA SILVA, CIDADÃO, VITIMA, DISCRIMINAÇÃO SEXUAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, sei que o tempo está esgotado, mas hoje seria a última oportunidade de falar sobre um assunto gravíssimo. Quero apenas registrar que neste final de semana, em São Paulo, participei de manifestação na Praça da República contra o bárbaro assassinato de um jovem que, simplesmente por estar andando de mãos dadas com outro rapaz, foi objeto de agressão incompreensível por parte de outros 30 jovens, que, dizendo-se integrantes da gangue Carecas do ABC, espancaram até a morte o Sr. Edson Néris da Silva.

Quero expressar o quão importante é dizermos a essas pessoas que, de maneira alguma, podemos admitir esse tipo de discriminação contra quem quer que seja, por sua raça, credo, opção sexual. De maneira alguma podemos admitir atitudes que fazem lembrar o nazismo, perseguições a pessoas por serem judeus, negros, nordestinos, mulheres, homossexuais. Precisamos dizer a esses jovens que realizaram o ato bárbaro que é preciso pensar profundamente, para que jamais se repitam cenas como essa que, infelizmente, estão ocorrendo.

Assim como manifestamos o nosso protesto contra o assassinato do índio Galdino e de tantos outros, aqui somamos a nossa voz, a nossa solidariedade, àqueles que expressaram a sua indignação contra esses atos em todo o Brasil, neste final de semana, no domingo, na Praça da República.

Possam os jovens que cometeram esse assassinato pensar profundamente a fim de que transformem sua ação destrutiva contra os seres humanos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2000 - Página 2417