Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DE PUBLICAÇÃO, PELA REVISTA FOCO, DE BIOGRAFIA DO JORNALISTA GILBERTO AMARAL.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DE PUBLICAÇÃO, PELA REVISTA FOCO, DE BIOGRAFIA DO JORNALISTA GILBERTO AMARAL.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2000 - Página 3298
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, PERIODICO, FOCO, DISTRITO FEDERAL (DF), PUBLICAÇÃO, BIOGRAFIA, GILBERTO AMARAL, JORNALISTA, ATUAÇÃO, CAPITAL FEDERAL.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL – MA. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a revista Foco – essa excelente publicação brasiliense, que, em termos técnicos, assemelha-se às melhores do gênero – está lançando, no dia 23 deste mês, a biografia do jornalista Gilberto Amaral, em um festivo evento a que comparecerão seus amigos.  

Essa publicação insere-se na série, patrocinada pela Foco, de biografias de grandes personalidades do Distrito Federal.  

É de grande oportunidade a escolha de Gilberto Amaral para ser um dos biografados da série. Trata-se, realmente, de uma relevante personalidade, um dos pioneiros de Brasília, um "cavaleiro andante" na defesa aguerrida da nossa Capital, que ele deseja cumpra o destino que se lhe traçou de uma cidade sem poluição, não violenta e com uma população vivendo em um ambiente socialmente justo.  

Pessoalmente, tenho a convivência de Gilberto Amaral há longos anos. Sou uma testemunha, portanto, dos degraus que, passo a passo, ele subiu na carreira de jornalista e radialista. Tem sido uma trajetória brilhante, de grande importância para Brasília.  

Nos dias correntes, a coluna de Gilberto Amaral no Correio Braziliense , e igualmente divulgada por outros jornais, emparelha-se com as tidas e havidas como as mais importantes da imprensa brasileira. Nos principais centros políticos e empresariais do País, a leitura de Gilberto Amaral passou a ser indispensável para os que pretendem estar a par do que acontece especialmente nos bastidores federais.  

Ao reconhecido talento jornalístico de Gilberto Amaral, associa-se o seu jeito simples de ser, o que amplia sobremodo o número dos que o admiram e lhe desejam continuado sucesso.  

O seu prestígio pessoal junto às mais preeminentes personalidades brasileiras jamais contaminou sua marcante simplicidade, provavelmente herdada desde os tempos em que, apenas com 11 anos de idade, já trabalhava como locutor na rádio do seu saudoso pai, José Soares Amaral, na pacata São Sebastião do Paraíso.  

Meu objetivo nesta tribuna, Sr. Presidente, é congratular-me com as pessoas e empresas que patrocinaram o lançamento da biografia de Gilberto Amaral. Com esse patrocínio demostraram sensibilidade para a elaboração de um livro que se inscreverá como um importante marco na história da nossa jovem Brasília; homenageiam, num momento oportuno, quem dedica a esta Capital, desde o seu nascimento – ora no rádio ou na televisão, ora na crônica diária de jornais -, críticas, conselhos e sugestões que sempre visam a preservação de Brasília como a cidade modelo idealizada por seus fundadores!  

Obrigado. 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2000 - Página 3298