Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PREOCUPAÇÃO COM OS CONFLITOS ORIUNDOS DAS DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDIGENAS EM RORAIMA.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • PREOCUPAÇÃO COM OS CONFLITOS ORIUNDOS DAS DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDIGENAS EM RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 25/02/2000 - Página 3565
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • APREENSÃO, CONFLITO, DEMARCAÇÃO, TERRAS INDIGENAS, ESTADO DE RORAIMA (RR), AUSENCIA, ENTENDIMENTO, COMUNIDADE INDIGENA, FAZENDEIRO, GOVERNO ESTADUAL.
  • CRITICA, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), AMEAÇA, FECHAMENTO, ESCOLA PUBLICA, AREA, PREVISÃO, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA, SOLICITAÇÃO, ORADOR, BUSCA, SOLUÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, OFICIO, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA, ATENÇÃO, CONFLITO, TERRAS INDIGENAS, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB – RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, serei rápido, até porque desejamos ouvir, ainda nesta sessão, o Senador José Fogaça.  

Venho à tribuna preocupado com o meu Estado de Roraima: é que as demarcações de terras indígenas têm sido um ponto de conflito em muitas regiões deste país, e no Estado de Roraima não tem sido diferente.  

Atualmente, discutem-se algumas demarcações em Roraima, mas infelizmente estamos vendo criar-se um clima de animosidade e até de conflito entre comunidades indígenas, fazendeiros e o próprio Governo estadual.  

Sr. Presidente, faço um apelo ao bom-senso, à paz, porque acredito – até como ex-Presidente da Funai – que as demarcações de terras indígenas precisam ocorrer no Brasil, mas de conformidade com o espírito de entendimento, porque, depois de demarcadas as áreas, precisa haver uma boa convivência entre os índios que estão naquela região e a população que está em torno dela, normalmente não-indígena.  

No caso de Roraima, especificamente em relação à área Raposo Serra do Sol, está havendo invasões e conflitos. Vimos, lamentavelmente, o Governo do Estado entrar com uma ação contra a própria demarcação de forma equivocada, acirrando a animosidade contra os índios.  

Na semana passada, fomos surpreendidos por matérias nos jornais, segundo as quais o Governador fez uma reunião com as comunidades indígenas e disse que fecharia 138 escolas do Estado que estão nas áreas indígenas, se a área Raposo Serra do Sol fosse demarcada. E mais: o próprio Governador reconhece a insanidade do ato e o absurdo do fato, chegando a dizer aos índios que "se houver demarcação em áreas contíguas, o Governo do Estado terá de abandonar essas ações, e o maior prejuízo cairá sobre as crianças, que não têm culpa de nada".  

Realmente, nem a população indígena nem as crianças têm culpa. Lamento essa postura do Governador. Independentemente da discussão do processo de demarcação, encaminhei ofício, com essa matéria, ao Ministro da Justiça, ao Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, e ao Ministro da Educação, Paulo Renato, para que coordene ações, evitando que essas escolas sejam fechadas. Quero a paz, a demarcação com discussão. Queremos o Estado de Roraima preparando-se para o desenvolvimento, mas não queremos o conflito.  

Sr. Presidente, ao encerrar minhas palavras, faço novamente um apelo para que o Governador tenha bom-senso, a fim de que as comunidades indígenas discutam o processo de demarcação, para que a Funai e o Ministério da Justiça atuem com competência e possamos ter uma solução que atenda a todos, uma solução de pacificação que faça com que o Estado de Roraima e a população indígena ganhem de forma pacífica, harmônica, integrando e unindo toda a nossa população.  

Peço a V. Exª, junto com o meu discurso, a transcrição não só da matéria como também dos ofícios encaminhados às autoridades competentes.  

Muito obrigado.  

************************************************************************** 

SEGUEM, NA ÍNTEGRA, DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.  

*************************************************************************** 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/02/2000 - Página 3565