Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COMEMORADO EM 8 DE MARÇO ULTIMO.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COMEMORADO EM 8 DE MARÇO ULTIMO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2000 - Página 4268
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER.
  • RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, MULHER, SOCIEDADE.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB – GO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Ocupo a tribuna do Senado Federal, neste momento, para render minhas sinceras homenagens a todas as mulheres brasileiras por ocasião do transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.  

Nessa data tão simbólica, quero unir minha voz à de inúmeros outros membros desta Casa para destacar a importância do papel da mulher na sociedade e apoiar sua luta e suas justas reivindicações.  

Acredito plenamente que a participação feminina na sociedade, seja ela mais discreta ou atuante, é de fundamental importância para o progresso da humanidade e para a construção de um mundo mais fraterno e menos desigual.  

Com sua apurada sensibilidade, sua dedicação, sua intuição, sua generosidade, seu senso de justiça, e sua competência, a mulher tem uma atuação importante não só no ambiente familiar, mas também no âmbito social e profissional.  

Neste século XX, prestes a terminar, a revolução empreendida pelas mulheres foi incontestavelmente marcante e profunda, obtendo um número imenso de conquistas, ao longo do período, muito superior ao de outros grupos minoritários da sociedade.  

Com sensibilidade, determinação e coragem, as mulheres lutaram e ainda lutam contra a opressão, a violência, as discriminações, as desigualdades sociais, e têm demonstrado sua capacidade, conquistando espaços importantes, principalmente nos países ocidentais.  

Hoje, cada vez mais atuantes e participativas, constituem, em nosso País, cerca de 40% da população economicamente ativa e se destacam no campos das artes, da literatura, da política, das ciências, da magistratura, enfim, em todas as áreas da atividade humana.  

Srªs. e Srs. Senadores, as mulheres brasileiras, ao longo do século, passaram a poder se instruir e votar, conquistaram espaços significativos no mercado de trabalho, ampliaram seus direitos no campo social e familiar, tendo hoje os mesmos direitos e deveres para com a sociedade conjugal.  

Embora continuem a exercer as funções típicas de sua natureza feminina de geradoras da vida, nutrizes, formadoras das novas gerações, administradoras do lar e mantenedoras da harmonia familiar e conjugal, é inegável que as mulheres, nas últimas décadas, passaram a ter participação ativa e relevante no mercado de trabalho, contribuindo efetivamente para o sustento da família e trabalhando para o desenvolvimento do País.  

A presença delas, em qualquer área de atuação consegue humanizar os serviços e contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária.  

Srªs. e Srs. Senadores, a afirmação e o reconhecimento da igualdade entre os gêneros masculino e feminino, nesse século, provocou, sem dúvida, mudanças extremamente significativas na sociedade, tornando as relações humanas muito melhores e mais justas.  

Cumpre destacar, entretanto, que, em nosso País, apesar dos imensos avanços ocorridos no campo dos direitos femininos, há um longo caminho a percorrer para chegarmos à real igualdade entre homens e mulheres, acabando com a violência contra a mulher e com as discriminações ainda existentes, principalmente em relação às oportunidades de trabalho e às diferenças de remuneração.  

A representação feminina no Congresso Nacional – 28 Deputadas e 6 Senadoras – é um indício significativo do quanto é ainda pequena a participação da mulher na política nacional, embora a população feminina constitua 47,9% do eleitorado brasileiro.  

Sr. Presidente, se, inegavelmente, ainda há etapas a serem vencidas, há também muitos avanços e conquistas a serem comemorados nessa data tão significativa.  

Por essa razão, Srªs. e Srs. Senadores, ao concluir meu pronunciamento nesse Dia Internacional da Mulher, quero reiterar minhas homenagens a todas as mulheres brasileiras, e, em especial, às valorosas e atuantes mulheres goianas, e enviar a cada uma delas meu forte abraço.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 

ra P ¦


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2000 - Página 4268