Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM AO JORNAL DIARIO DA MANHÃ, PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A SOCIEDADE GOIANA.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO JORNAL DIARIO DA MANHÃ, PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A SOCIEDADE GOIANA.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2000 - Página 4334
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, DIARIO DA MANHÃ, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO, SOCIEDADE, PROGRESSO, PAIS.
  • CONGRATULAÇÕES, BATISTA CUSTODIO, JORNALISTA, DIRETOR, JORNAL, DIARIO DA MANHÃ, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, procurarei ficar rigorosamente dentro dos cinco minutos, mas não poderia deixar de prestar minha homenagem, no dia de hoje, a um importantíssimo jornal de Goiás, sediado em Goiânia, o Diário da Manhã , matutino de qualidades extraordinárias. Venho a esta tribuna registrar esta data importantíssima para a política, para a imprensa e para a sociedade de meu Estado.  

A história do Diário da Manhã mistura-se à recente história de Goiás. Comandado pelo competente jornalista Batista Custódio, o Diário da Manhã surgiu numa época dificílima, em que os profissionais da imprensa trabalhavam cotidianamente acossados pela dúvida de haver ou não dinheiro para a edição do dia seguinte e, mais ainda, se o jornal do dia seguinte chegaria às mãos dos leitores ou seria violentamente negado à sociedade pelos censores da ditadura.  

Em todo o País, os profissionais da área conhecem o DM como um exemplo da luta democrática. E Batista Custódio como um herói da imprensa, que lutou pelas liberdades democráticas e, por isso, foi preso, humilhado, experimentando amargos momentos em sua existência, mas mantendo-se sempre firme, altivo, de pé, fiel às suas convicções intelectuais e cívicas.  

O jornal Diário da Manhã completa vinte anos como um veículo de comunicação consolidado, uma empresa que cresce, dia após dia, com o objetivo claro de servir à sociedade, prestando um serviço de informação à opinião pública isento e da melhor qualidade. Como comemoração, lançou uma paginação nova, modernizou sua versão on line , anunciou um importante acordo com a Universo On Line - UOL, a maior provedora de acesso à Internet de língua não inglesa em todo o mundo, consolidando sua posição como um dos mais importantes e comentados órgãos de imprensa do Brasil Central.  

Em minha trajetória pública, tive a oportunidade de visitar todos os grandes jornais brasileiros e posso assegurar que há muito tempo a imprensa goiana fugiu da fase de improvisação. A sede do Diário da Manhã , por exemplo, é uma das mais completas e atualizadas do Brasil.  

Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pronuncio estas palavras, para que fique registrada, nesta Casa, a importância desse jornal, que muito tem contribuído para o progresso do País. Um Estado e uma Nação se fazem fortes e uma sociedade só se afirma quando contam com uma imprensa robusta, comprometida com o povo, sem amarras, sem limitações.  

Peço, também, que a Presidência do Senado envie votos de cumprimento ao jornalista Batista Custódio pelo trabalho excepcional que realiza em Goiás em favor do Brasil.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

******************************************************************** 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SENADOR MAGUITO VILELA)  

******************************************************************** 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2000 - Página 4334