Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REPUDIO AS INSINUAÇÕES CONTRA O MINISTRO JOSE SERRA, EM PRONUNCIAMENTO REALIZADO NESTA TARDE, NO PLENARIO DO SENADO. SOLIDARIEDADE AO SENADOR IRIS REZENDE. (COMO LIDER)

Autor
Pedro Piva (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Pedro Franco Piva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • REPUDIO AS INSINUAÇÕES CONTRA O MINISTRO JOSE SERRA, EM PRONUNCIAMENTO REALIZADO NESTA TARDE, NO PLENARIO DO SENADO. SOLIDARIEDADE AO SENADOR IRIS REZENDE. (COMO LIDER)
Aparteantes
Iris Rezende, Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2000 - Página 4364
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO.
  • HOMENAGEM, IRIS REZENDE, SENADOR, IDONEIDADE, VIDA PUBLICA.

O SR. PEDRO PIVA (PSDB - SP. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, ao final desta sessão, depois de tantas discussões e acusações, vejo-me obrigado, em nome do meu Partido, o PSDB, pela Liderança por cessão do meu Líder, Senador Sérgio Machado, a não concordar e repudiar as acusações de que foi alvo o Ministro José Serra.  

Não é uma questão de simpatia ou de antipatia o que se pode nutrir por um homem público. Jamais um homem como José Serra, que foi Secretário de Planejamento, Deputado Federal, Senador e Ministro, pode ser julgado pela sua antipatia ou simpatia.  

Quero, em nome do meu Partido, assim como em nome dos Senadores Carlos Wilson e Sérgio Machado e em meu próprio, manifestar nossa solidariedade a esse grande homem público que é o Ministro José Serra.  

Aproveito este momento para, em meu nome pessoal, manifestar também minha homenagem ao Senador Iris Rezende, que não é do meu Partido. O Estado de Goiás é governado por um jovem do meu Partido, a quem conheço menos que S. Exª. Não posso deixar passar a oportunidade de manifestar ao Senador Iris Rezende a minha admiração e o meu respeito. S. Exª é uma figura que fala por si só. Como é do seu feitio, defendeu-se muito bem: com classe, com elegância, com respeito. S. Exª não precisa de defensores; sua vida pública fala por si só.  

O Sr. Iris Rezende (PMDB - GO) – Muito obrigado, Senador Pedro Piva.  

O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) – Concede-me V. Exª um aparte, Senador Pedro Piva?  

O SR. PEDRO PIVA (PSDB - SP) – Concedo o aparte a V. Exª.  

O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) – Senador Pedro Piva, eu estava inscrito para falar, mas creio que o tempo não permitirá. Não posso deixar de aproveitar o pronunciamento de V. Exª para manifestar minha solidariedade ao Senador Iris Rezende. Tem razão V. Exª quando fala da admiração e do respeito por S. Exª. O gesto de V. Exª, que é do PSDB, mesmo Partido do atual Governador de Goiás, tem um realce especial e muito significativo. Iris Rezende é um patrimônio da política brasileira. Iris Rezende é um daqueles nomes que, ao longo do tempo, vêm-se mantendo na crista da onda, pela sua dignidade, pela sua competência e pelo seu trabalho. Jovem, vindo do interior, logo foi eleito vereador da capital, prefeito da capital e depois deputado. Cassado, sofreu dez anos de arbítrio longe da vida pública. Voltou e foi, talvez, o único no Brasil a se eleger tantas vezes. Elegeu-se Governador em 1982; elegeu o sucessor que quis em 1986; elegeu-se novamente Governador em 1990 e elegeu praticamente quem quis em 1994. O fato de não ter sido eleito em 1998 é uma circunstância importante a ser analisada. Não há, na história do mundo, nenhum grande líder que não tenha conhecido, pelas razões mais variadas que se possa imaginar, um momento de derrota. Winston Churchill, herói da humanidade, após ser consagrado no mundo como herói, não se elegeu deputado no seu distrito eleitoral. Os grandes nomes, as grandes lideranças, sabem –- eu, que fui derrotado na eleição para Governador do meu Estado, também sei, – que isso nos ensina muito. S. Exª está aprendendo exatamente agora e está no amargor do sofrimento. E seu pronunciamento de hoje foi emocionante pela análise que faz da dor, da mágoa, da injustiça e do sofrimento. S. Exª. está se preparando para, talvez com muito mais capacidade do que se possa imaginar, retomar o seu lugar e a sua liderança. Que ele é um homem de bem, digno e sério, não é apenas o Estado de Goiás que o diz, mas o Brasil inteiro. Muito obrigado.  

O SR. PEDRO PIVA (PSDB – SP) – Muito obrigado, Senador Pedro Simon. Todas as vezes que assumo(sic) à tribuna e falo ao microfone, recebo os seus apartes com enorme honra, pois estes sempre enriquecem o meu pronunciamento.  

O Sr. Iris Rezende (PMDB – GO) – Senador Pedro Piva, V. Exª. me permite um aparte?  

O SR. PEDRO PIVA (PSDB – SP) – Concedo o aparte a V. Exª.  

O Sr. Iris Rezende (PMDB – GO) – Senador Pedro Piva, as palavras de V. Exª. referentes à minha pessoa me emocionam, tocam-me. Como dizia da tribuna, suas palavras fazem com que as minhas responsabilidades de homem público se agigantem mais. Em nome de V. Exª., do Senador Carlos Wilson, do Senador Sérgio Machado, fico extremamente sensibilizado e agradecido. Saberei, se Deus quiser, honrar esses gestos. Quero solidarizar-me com V. Exª. quando daqui faz a defesa e demonstra o seu inconformismo com as referências e as dúvidas levantadas em relação ao Ministro José Serra. Quem é vítima de injustiças por insinuações, por ilações, não pode nunca aceitar que estas sejam feitas com relação a um homem do porte de José Serra, por quem também tenho admiração e reconheço suas qualidades e sua honradez. Agradeço e me solidarizo com a posição de V. Exª. com relação à pessoa do Ministro José Serra.  

O SR. PEDRO PIVA (PSDB – SP) – Muito obrigado, Senador Iris Rezende. V. Exª. sabe do apreço, do respeito como homem público, da admiração e da amizade que lhe dedico. Já tivemos passagens de amizade no passado e que, espero, continuem sempre dentro do clima de fraternidade e amizade que lhe dedico.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2000 - Página 4364