Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO PROFESSOR CLEBER GOUVEIA, FALECIDO ONTEM EM GOIANIA.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO PROFESSOR CLEBER GOUVEIA, FALECIDO ONTEM EM GOIANIA.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2000 - Página 4365
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CLEBER GOUVEIA, PROFESSOR, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GURUPI (UFG), ARTISTA.

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mais uma vez compareço a esta Tribuna, agora para prestar minha homenagem póstuma ao Professor Cleber Gouveia, ontem sepultado em Goiânia, vítima de acidente vascular cerebral hemorrágico, que lhe provocou infecção pulmonar fatal.  

Cleber Gouveia, mineiro de nascimento, da cidade de Uberlândia, veio para Goiás ainda criança. De origem humilde, ainda adolescente teve que trabalhar para ajudar no sustento de sua família, integrando-se plenamente à vida social e cultural de meu Estado.  

Graças à sua invulgar vocação artística, evidenciada desde muito cedo, tornou-se, pelo seu esforço, dedicação e talento, um dos maiores nomes do mundo artístico-cultural de Goiás e emérito pintor e escultor deste País.  

Como poucos em Goiás conseguiu dominar, com rara maestria, a escultura, a pintura, a gravura, a cerâmica e a litografia.  

Cleber Gouveia foi por longos anos Professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás, para onde adentrou por concurso para a disciplina de Gravura. Posteriormente, passou a ser Professor de Pintura, cujo cargo ocupou até a sua aposentadoria, depois de 30 anos de bons e efetivos serviços prestados na área das artes, formando profissionais e contribuindo positivamente para o desenvolvimento das artes plásticas no território goiano.  

Teve o mérito de ser um dos introdutores da Arte Moderna no Estado de Goiás, sendo profundo conhecedor das técnicas e dos materiais artísticos.  

O seu falecimento prematuro, em franco ciclo de produção artística, abre, sem dúvida, um grande vazio no setor que o projetou no contexto brasileiro. Perde Goiás um de seus mais festejados e importantes pintores. Mas não é apenas Goiás, como também o Mundo das Artes do Brasil.  

Ao assinalar essa grande perda para a cultura goiana, quero levar à sua família, aos seus amigos, colegas e admiradores o meu abraço e os mais sinceros e sentidos pêsames meus e de todos os coestaduanos que tenho a honra de representar no Senado Federal.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2000 - Página 4365