Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES PARA A ADOÇÃO DE PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE COIBIR O CONTRABANDO DE GADO DE RONDONIA PARA MATO GROSSO.

Autor
Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA.:
  • APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES PARA A ADOÇÃO DE PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE COIBIR O CONTRABANDO DE GADO DE RONDONIA PARA MATO GROSSO.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2000 - Página 4368
Assunto
Outros > PECUARIA.
Indexação
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PECUARIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), EXTENSÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), AREA, PROTEÇÃO, FEBRE AFTOSA, PROVOCAÇÃO, CONTRABANDO, GADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), OBJETIVO, ABATE.
  • DENUNCIA, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, VALDIR RAUPP, EX GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), DESVIO, RECURSOS, VACINAÇÃO, FEBRE AFTOSA.
  • SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), DESIGNAÇÃO, SERVIDOR, COMBATE, CONTRABANDO, ESTADO DE RONDONIA (RO), NECESSIDADE, ATUAÇÃO, POLICIA FEDERAL, GARANTIA, SEGURANÇA.

O SR. ERNANDES AMORIM (PPB - RO ) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta Tribuna com o objetivo de chamar a atenção desta Casa, para o grave fato que ocorre hoje nos Estados de Rondônia e Mato Grosso.  

Com a extensão da Zona de Tampão até o Município de Comodoro, divisa com Rondônia, livre de febre aftosa, criado pelo Estado de Mato Grosso com a aprovação do Ministério da Agricultura, o Estado de Rondônia está sendo seriamente lesado em sua economia, pois o que se observa hoje é um contrabando do nosso gado para Mato Grosso, que está abatendo o nosso rebanho, inclusive matrizes e novilhas.  

Tudo isto provocado pela nefasta Administração do ex-Governador Valdir Raupp, que com sua gang, desviaram mais de 3 milhões de reais que deveria ser aplicado na vacinação do nosso rebanho, contra a febre aftosa, fato já por mim aqui denunciado, e a gang do ex-Governador Raupp continua solta.  

Fato este herdado pelo Governador BIANCO, que tem procurado uma solução para o grave quadro que se abateu sobre a nossa pecuária.  

Os fiscais do Estado de Rondônia têm recebido ameaças de mortes dos contrabandistas de gado que circulam na região fortemente armados, provocando e ameaçando as instituições do nosso Estado.  

Em nome da classe empresarial de Rondônia, faço um apelo para que o Senhor Ministro da Agricultura, designe um funcionário de sua confiança para coibir esse contrabando do nosso rebanho e que seja dado a esse servidor condições de segurança através da Polícia Federal, pois temos indícios de participação no esquema de contrabando de funcionários públicos federal e dos Estados de Mato Grosso e Rondônia.  

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é intolerável para a sociedade, este estado de abuso e desrespeito que vivemos, autoridades e instituições são ignoradas e todos os tipos de violações são cometidas aos nossos códigos e leis.  

Até quando vamos viver no País da impunidade? Até quanto as nossas autoridades serão autoridades desmoralizadas ou autoridades de brinquedo? Objetos de sátiras e chacotas de marginais?  

Espero que este meu apelo chegue aos ouvidos das autoridades competentes, para que uma providência seja tomada, ou seja, a prisão desses bandidos, assim como a prisão da quadrilha do ex-Governador RAUPP, que tanto mal causou ao nosso povo e ao estado de Rondônia.  

Era o que tinha a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2000 - Página 4368