Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CUMPRIMENTOS A INICIATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, PELA PROMOÇÃO DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA PRE-CANDIDATOS A VEREADOR, DENOMINADO "REPRESENTAÇÃO E CIDADANIA".

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • CUMPRIMENTOS A INICIATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, PELA PROMOÇÃO DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA PRE-CANDIDATOS A VEREADOR, DENOMINADO "REPRESENTAÇÃO E CIDADANIA".
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2000 - Página 4374
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF), PROMOÇÃO, CURSO DE FORMAÇÃO, PREPARAÇÃO, CANDIDATO, VEREADOR, DISCUSSÃO, CIDADANIA, PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, FINANÇAS PUBLICAS, LEGISLAÇÃO FISCAL, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, FUNÇÃO, LEGISLATIVO.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Universidade Federal de Juiz de Fora está oferecendo, de hoje até o final desta semana, um curso de preparação para pré-candidatos a Vereador, denominado "Representação e Cidadania", uma iniciativa pouco comum no País e de cujo programa constam matérias ligadas ao Planejamento Orçamentário e Finanças Públicas, inclusive a respeito da nova Lei de Responsabilidade Fiscal, já aprovada na Câmara dos Deputados e, no momento, em curso no Senado Federal.  

Além disso, dele constam aulas sobre os Direitos Fundamentais e o Papel das Câmaras Municipais na Democracia Brasileira, incluindo a democracia participativa, com o exemplo de Belo Horizonte e de outros municípios mineiros.  

O mínimo que se pode dizer sobre esse Curso é que a Universidde Federal de Juiz de Fora demonstra estar atenta à evolução dos tempos, ao se voltando para as comunidades em que se acha inserida, numa integração saudável  

As instituições que sobrevivem e perenizam seu nome são, como sabemos, as que, no escoar do tempo, não se limitam às atividades que lhe deram origem, nem ficam indiferente às transformações de um mundo em permanente mutação.  

Faço hoje essas observações para, com orgulho, mencionar o nome de uma grande instituição de ensino superior e de pesquisa, que neste ano vai completar 40 anos de existência, mas com raízes centenárias: falo da Universidade Federal de Juiz de Fora, centro de excelência em educação, plantada no triângulo formado pelas três maiores Capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.  

Nossa Universidade da Zona da Mata, que, há mais de um século, inovou o ensino da Engenharia Civil e Eletrotécnica no País, vem dando sucessivas demonstrações de que evolui e acompanha a modernidade, como, por exemplo, está ocorrendo, esta semana, com o lançamento do curso a que me referi, oferecido à comunidade da região: o Curso de Vereadores , iniciativa muito benvinda num ano em que teremos eleições municipais em todo o País.  

Lançado pelo Centro de Pesquisas Sociais, o Curso de Vereadores, segundo estou informado, "superou as melhores expectativas de seus idealizadores", atraindo mais de 300 matrículas.  

Trata-se de um curso de curta duração, prático e objetivo, mas, sem dúvida, extremamente oportuno nesta fase em que vão vigorar no Brasil novas regras para as Prefeituras e Câmaras Municipais, com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.  

Essa é apenas uma das iniciativas da Universidade Federal de Juiz de Fora, sempre uma modelar instituição, com três Institutos Básicos: de Ciências Exatas, de Ciências Biológicas e de Ciências Humanas, em torno dos quais funcionam 11 faculdades, oferecendo 27 cursos de graduação, 26 de especialização e 8 de Mestrado, além de uma Faculdade de Educação, de uma Colégio de Aplicação e de um Colégio Técnico Universitário.  

Em seu campus de 1 milhão e 300 mil metros quadrados no bairro de Martelos, estudam regularmente na UFJF 7.535 alunos de graduação, 2.400 de 1º e 2º graus, 159 de especialização e 158 de Mestrado.  

Dispõe ainda a Universidade Federal de Juiz de Fora de um Hospital Universitário, com 10 mil atendimentos por mês, além de clínicas odontológicas com atendimento para 4 mil pessoas.  

A UFJF é uma dessas modernas instituições que olham para frente. Por isso, ao mesmo tempo em que abre suas salas de aulas para preparar os cidadãos que aspiram uma iniciação na vida política, como é o caso do Curso de Vereadores, também procura se aprimorar para os desafios do século XXI.  

Com esse pensamento, a UFJF neste momento lança-se a uma arrojada iniciativa na área de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo quase 600 projetos em parceria com a sociedade, como ocorre com o Centro de Biologia da Reprodução e com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia.  

Saúdo, pois, essa moderna instituição de ensino de Juiz de Fora, neste ano em que vai completa 40 anos de existência como Universidade Federal, criada por decreto do Presidente Juscelino Kubitschek, em 1960, com meus cumprimentos a sua Reitora, Professora Maria Margarida Martins Salomão, a todos os seus professores, funcionários e alunos.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2000 - Página 4374