Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 15/03/2000
Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
INDIGNAÇÃO DIANTE DA CARENCIA DE FUNCIONARIOS DA POLICIA FEDERAL NO AEROPORTO DE SÃO PAULO, CAUSANDO CONSTRANGIMENTO AOS ESTRANGEIROS QUE VISITAM O PAIS.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- INDIGNAÇÃO DIANTE DA CARENCIA DE FUNCIONARIOS DA POLICIA FEDERAL NO AEROPORTO DE SÃO PAULO, CAUSANDO CONSTRANGIMENTO AOS ESTRANGEIROS QUE VISITAM O PAIS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/03/2000 - Página 4588
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, JOSE CARLOS DIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, INSUFICIENCIA, QUADRO DE PESSOAL, POLICIA FEDERAL, ATENDIMENTO, ESTRANGEIRO, CHEGADA, AEROPORTO INTERNACIONAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
O SR. EDUARDO SUPLICY
(Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dada a exigüidade do tempo, desejo apenas ler o ofício que estou encaminhando ao Exmº Ministro José Carlos Dias, da Justiça.
Impressionou-me a grande demora na fila a que estão sendo submetidos os estrangeiros ao chegar em São Paulo para mostrar e receber o carimbo nos seus passaportes. Na semana passada, por duas vezes, cheguei ao Brasil depois de desempenhar missões no exterior. Ao chegar às sete da manhã da última quinta-feira, havia mais de 800 pessoas na fila, passando por apenas três funcionários da Polícia Federal, e, já no domingo, às 21h30min, havia uma fila de mais de 400 pessoas diante de um único funcionário. Percebi o mal-estar a que estão sendo submetidos os que nos visitam logo na chegada ao Brasil. Perguntei aos responsáveis pelo plantão da Polícia Federal a razão do acúmulo de pessoas na fila e fui informado de que o quadro de pessoal está reduzido.
Soube pela imprensa que o Ministro da Justiça, José Carlos Dias, também teve a mesma impressão quando chegou.
Então, avalio que seja importante que S. Exª tome as medidas necessárias para corrigir o problema.
Era esse o breve comunicado que gostaria de fazer, Sr. Presidente.