Pronunciamento de Casildo Maldaner em 15/03/2000
Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
- Autor
- Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
- Nome completo: Casildo João Maldaner
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/03/2000 - Página 4591
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER.
- COMENTARIO, BIOGRAFIA, MULHER, VULTO HISTORICO, IMPORTANCIA, HISTORIA, BRASIL, MUNDO, REGISTRO, LUTA, FEMINISMO.
O SR. CASILDO MALDANER
(PMDB - SC) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Dia Internacional da Mulher
constitui data especial que sugere o exercício de uma profunda reflexão histórica e social sobre o papel essencial e insubstituível desempenhado pela mulher no Brasil e em todas as sociedades.
Devemos refletir sobre a dignidade, a missão e o futuro da participação da mulher num mundo instável, cheio de incertezas, de grandes transformações sociais, culturais, políticas e também de muita discriminação e desigualdade.
A primeira mulher que devemos homenagear é a mulher-mãe - aquela que nos deu a vida, nos cercou de cuidados e a quem tudo devemos. Outra mulher importante e que exerceu papel fundamental em nossa formação cultural e moral, que nos ensinou as primeiras letras, que ajudou a formar nosso caráter: nossa primeira professora, geralmente uma mulher humilde e dedicada, realizando trabalho tão edificante e em troca de remuneração não raro aviltante.
Muitas outras mulheres de grande talento e caráter deixaram marcas indeléveis na história e em nossas vidas e que se destacaram nos mais diversos campos de atividade. É impossível fazermos a homenagem merecida a cada uma delas, individualmente, mas não podemos esquecer alguns nomes de grandes lutadoras e heroínas que contribuíram decisivamente para a conquista dos direitos da mulher.