Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DE VIAGEM AEREA A SER EMPREENDIDA POR DOIS PILOTOS AMAZONENSES, NO TRECHO MANAUS-PORTO SEGURO/BA, EM SAUDAÇÃO AOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DE VIAGEM AEREA A SER EMPREENDIDA POR DOIS PILOTOS AMAZONENSES, NO TRECHO MANAUS-PORTO SEGURO/BA, EM SAUDAÇÃO AOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2000 - Página 4618
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, OBJETIVO, PUBLICAÇÃO, DOCUMENTO, PROJETO, AUTORIA, PILOTO CIVIL, AEROCLUBE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), VIAGEM, AERONAVE, DESTINO, MUNICIPIO, PORTO SEGURO (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), PARTICIPAÇÃO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, DESCOBERTA, BRASIL.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL - AM) – Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com um forte sentimento de orgulho que anuncio, desta tribuna, para todo o Brasil, uma das participações do Estado do Amazonas nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento. Falo de uma viagem aérea, em um modesto avião monomotor, saindo de Manaus em oito de abril para atravessar todo o Nordeste do País até Porto Seguro, na Bahia.  

Trata-se de um corajoso périplo empreendido pelos pilotos amazonenses Luiz Mario de Oliveira Peixoto e Mário da Silva Menezes, percorrendo seis estados da federação, durante doze dias, até chegar ao destino, em Porto Seguro, levando uma Mensagem do Amazonas, com a homenagem e o regozijo de nosso povo, pelos 500 anos do Brasil, expressados nos depoimentos de diversas personalidades do meu Estado.  

Para realizar esse vôo será utilizado o monomotor americano "Turbo Arrow IV", conhecido pelos aficionados da aviação como Zulu-Kilo. A aeronave vai voar 42 horas de Manaus até Porto Seguro, ida e volta, perfazendo 9.100 km sobre a selva amazônica, as praias, os cerrados e as caatingas do nordeste.  

Os dois pilotos privados são também profissionais liberais, um médico cardiologista e um empresário do ramo de seguros, que abraçaram a aviação como lazer, tendo já mais de dez anos de experiência no Brasil e no exterior.  

Quero registrar, além de meu orgulho, Senhoras e Senhores Senadores, meu voto particular de pleno sucesso, que acredito seja o desejo de todos os brasileiros, a esta aventura que os dois pilotos do Aeroclube do Amazonas projetaram, um verdadeiro vôo da imaginação que, com certeza, ficará inscrito na história da aviação brasileira. É um trajeto pioneiro, que incluirá onze cidades nordestinas, dando destaque à performance dos pilotos, numa aeronave de pequeno porte.  

Integrarão a equipe de vôo, um jornalista e um cinegrafista, registrando e enviando para Manaus, diariamente, notícias e imagens para divulgação em todo o País. Além de promover a aviação, como trabalho, esporte e lazer, esse vôo pioneiro estimulará a formação de novos pilotos e a construção de aeroportos nos municípios do Amazonas.  

Para finalizar, quero parabenizar a corajosa iniciativa de Luiz Mário e Mário Menezes, dois idealistas que bem representam o caráter aventureiro e empreendedor do povo brasileiro, redescobrindo o Brasil com a mesma ousadia e bravura dos navegadores e bandeirantes, nossos antepassados, que cruzaram o Oceano Atlântico e desbravaram esse País- continente para fundar a Nação Brasileira.  

Muito Obrigado.  

**************************************************************** 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. BERNARDO CABRAL EM SEU PRONUNCIAMENTO  

**************************************************************** 

 

, þ Ý


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2000 - Página 4618