Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELA REATIVAÇÃO DA UNIÃO GOIANIA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS, ORIGINALMENTE FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1959.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO ESTUDANTIL.:
  • REGOZIJO PELA REATIVAÇÃO DA UNIÃO GOIANIA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS, ORIGINALMENTE FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1959.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2000 - Página 4801
Assunto
Outros > MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REATIVAÇÃO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, ENSINO SECUNDARIO, IMPORTANCIA, FORMAÇÃO, JUVENTUDE, ESTADO DE GOIAS (GO), BUSCA, APROXIMAÇÃO, POLITICA, PAIS.

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, depois de longos anos desativada, em razão de sua proscrição pelo regime militar, em 1968, a União Goiânia dos Estudantes Secundaristas voltou a funcionar em agosto do ano passado. Graças aos esforços dos jovens estudantes goianos, liderados pelo Presidente Rochester de Almeida Benevides, a União, originalmente fundada em 14 de março de 1959, retomou suas atividades, tão importantes para a formação cívica dos jovens do Estado de Goiás.  

É com alegria que saúdo o renascimento dessa agremiação, que oferece possibilidades de preparação dos jovens para a cidadania plena. Vejo com satisfação o seu interesse nas atividades de organização e representação, tão próprias do exercício democrático e tão necessárias ao fortalecimento da própria democracia.  

Tive a honra, Sr. Presidente, de ser convidado para fazer parte do quadro social dessa Entidade representativa dos secundaristas de Goiás, na condição de Sócio Benemérito. Envaidece-me essa lembrança, sinal de reconhecimento e legitimação do meu trabalho político em prol do nosso Estado.  

No entanto, o que mais me alegra nesse gesto é a busca da aproximação com a vida política, por parte dos estudantes. Em tempos de tanta descrença em relação à nossa atividade, essa nova geração compreende a sua importância e busca relacionar-se com aqueles políticos nos quais, crêem eles, possam encontrar orientação segura.  

Entendo que devemos estar sempre disponíveis para os jovens. Acolhendo-os com carinho, ouvindo-os com atenção, poderemos estar contribuindo para a construção de um futuro melhor. Não é de outra forma que na nossa ou em qualquer outra sociedade se dá a transmissão de valores.  

Foi exatamente a transmissão dos valores democráticos da liberdade de expressão, da organização, da representação, do exercício da cidadania, enfim, que o regime militar buscou cercear naqueles tristes anos de chumbo. Talvez por não terem vivido aquele difícil período é que esses jovens estudantes tenham se animado a reconstruir a sua entidade representativa.  

Também vejo isso com alegria. Reafirma a minha convicção de que o desejo de participar, de ser cidadão, é natural ao ser humano e mais forte que qualquer tentativa de repressão. Não foi pequena a luta para o restabelecimento da democracia no Brasil. Ver estes jovens do meu Estado honrando aquela luta com a sua participação sadia acalenta o coração de todos quantos dela tenham participado.  

É por isso, Senhor Presidente, Senhoras Senadoras, Senhores Senadores, que estou apresentando a esta Casa requerimento de voto de aplauso aos estudantes secundaristas do Estado de Goiás pelo êxito que obtiveram com a reativação da União Goiânia dos Estudantes Secundaristas.  

Faço-o como homenagem ao aniversário da União, transcorrido ontem. Peço a Vossas Excelências que o aprovem como estímulo à capacidade de trabalho e à vontade cívica dos nossos jovens. É com essa participação, com esse exercício, que eles estarão se preparando para o futuro.  

Tenho certeza de que estimulados, orientados e bem preparados para a convivência democrática, esses jovens certamente saberão servir melhor sua gente e seu País. E é dessa construção, mais do que de qualquer outra, que depende o futuro do Brasil.  

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2000 - Página 4801