Discurso durante a 17ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

EXPECTATIVA QUE A CIDADE DE GOIAS - GO SEJA DECLARADA PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • EXPECTATIVA QUE A CIDADE DE GOIAS - GO SEJA DECLARADA PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2000 - Página 4924
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • POSSIBILIDADE, CONCESSÃO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), TITULO, PATRIMONIO CULTURAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO).
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, SOLICITAÇÃO, TELEVISÃO, SENADO, REALIZAÇÃO, FILME DOCUMENTARIO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, NOTA OFICIAL, DESTINO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), APOIO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este ano 2000 poderá ter um significado muito especial para os goianos no campo histórico e cultural. Fincada no pé da Serra Vermelha, a 340 quilômetros de Brasília, a legendária cidade de Goiás, antiga capital do Estado, poderá ser agraciada pela Unesco com o título de Patrimônio da Humanidade.  

Uma das principais referências culturais e históricas do País, a Cidade de Goiás foi fundada em 1727 e conseguiu manter, ao longo dos séculos, suas características da época colonial. Em 1950, foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional e agora pleiteia a honrosa condição de Patrimônio da Humanidade.  

Será uma glória, uma conquista sem precedentes para Goiás e para o Brasil. A se confirmar esse título, a cidade de Goiás será a sétima no País e passará a fazer parte de um grupo de pouco mais de 150 em todo o mundo contemplados com essa distinção.  

Não é a toa que Goiás reivindica esse reconhecimento. A cidade de Goiás é hoje talvez a maior referência do Brasil Colonial. Sua arquitetura é única e apaixonante. A famosa Igreja de São Francisco e o Museu das Bandeiras datam de 1761. O Chafariz de Cauda surgiu em 1778; a Igreja da Boa Morte, em 1979; o Palácio Conde dos Arcos, em 1745. Suas câmaras e pelourinhos são traços marcantes da colonização portuguesa no Brasil. Trata-se de uma verdadeira relíquia do Movimento das Bandeiras preservado no coração no País. O centro histórico da cidade mantém-se absolutamente preservado.  

Goiás sempre foi um ambiente rico em criação intelectual. Ao longo dos anos, o Município abrigou grandes vultos das artes e das letras, como a inesquecível poetisa Cora Coralina, o escritor Hugo de Carvalho Ramos, o pintor Otto Marques, o escultor Veiga Valle e a fenomenal artista Goiandira do Couto, entre tantos outros.  

A cidade de Goiás também abriga, desde 1745, os mundialmente conhecidos festejos anuais da Semana Santa, evento que se propaga ano após ano, constituindo-se hoje numa das maiores atrações turístico-religiosas do nosso País.  

A primeira missão da Unesco visitou há poucos dias o Município. Alfredo Conti, representante do organismo que fez as primeiras avaliações, lançou mão da palavra "fascinação" para descrever seu sentimento em relação à cidade. Ele disse que a cidade de Goiás conseguiu manter um respeito fundamental ao projeto urbanístico original e que possui um excelente plano diretor. Ele também elogiou a ausência de espigões, bem como de qualquer vestígio do tipo de desenvolvimento urbano que caracteriza as cidades brasileiras.  

Se levarmos em conta as primeiras impressões da Unesco, podemos acreditar que, com muita justiça, a cidade de Goiás poderá ser agraciada com o título de Patrimônio da Humanidade. Essa é uma luta iniciada há três anos, época em que eu governava o Estado, e que conta com o apoio do Ministério da Cultura, de todas as instituições públicas de Goiás e da sociedade civil.  

O anúncio da Unesco será feito em dezembro e, até lá, tudo que fizermos no sentido de mostrar o interesse do País por esta causa estará contribuindo para o êxito do projeto.  

Sr. Presidente, Sr as e Sr s Senadores, encaminho à Mesa requerimento, solicitando que a TV Senado possa deslocar uma equipe àquele município com o objetivo de preparar um documentário, mostrando toda a beleza e toda a riqueza histórica e cultural da cidade de Goiás. Encaminho também pedido à Presidência do Senado e à da Câmara dos Deputados para que manifestem oficialmente, junto ao Ministério da Cultura e à Unesco, apoio ao pleito da cidade de Goiás.  

Esse apoio será de grande importância para uma causa justa e pertinente. Se alcançarmos êxito, certamente será uma vitória não apenas de Goiás, mas da cultura nacional.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2000 - Página 4924